BLOG DE BOA SAÚDE - Boa Saúde - Rio Grande do Norte - Brasil

sexta-feira, 3 de junho de 2011

DIA DO MEIO AMBIENTE - 05 DE JUNHO

Desenvolvimento Sustentável

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta.
Desenvolvimento sustentável significa conseguir obter o necessário desenvolvimento econômico, garantindo o equilíbrio ecológico.

Sugestões para o desenvolvimento sustentável:

- Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha, etc;
- Coleta seletiva de lixo;
- Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares;
- Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;
- Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica.
- Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel;
- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água;
- Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis;
- Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo;
- Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô);
- Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro;
- Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas);
- Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas;
- Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais;
- Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos;
- Manutenção e preservação dos ecossistemas.
- Valorização da produção e consumo de alimentos orgânicos.
- Implantação, nos grandes centros urbanos, da técnica do telhado verde.


Estas são apenas algumas sugestões para que o ser humano consiga estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a manutenção do meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do século XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.

Fonte:http://www.suapesquisa.com



COLETA SELETIVA DO LIXO

Mais de 50% do que chamamos lixo e que formará os chamados "lixões" é composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O lixo é caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espaço. Mas o lixo só permanecerá um problema se não dermos a ele um tratamento adequado.

Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza. É preciso rever os valores que estão norteando o nosso modelo de desenvolvimento e, antes de se falar em lixo, é preciso reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar. Qualquer iniciativa neste sentido deverá absorver praticar e divulgar os conceitos complementares de REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO e RECICLAGEM.

A coleta seletiva de lixo está implantada em 443 municípios brasileiros – apenas 8% dos 5.565 - e em muitas cidades a população ainda não colabora. Não se implementa a coleta seletiva sem um programa de educação ambiental antes. A população precisa ser informada sobre o porquê de fazer a coleta e como ela se reverterá em benefícios para as famílias e seus descendentes.


O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê que todos os municípios do país tenham coleta seletiva em quatro anos e os lixões estarão proibidos. Os programas de educação ambiental são desenvolvidos em várias escolas públicas e privadas com foco na coleta seletiva
Os alunos participam de atividades extracurriculares onde aprendem sobre a coleta seletiva e também que não se deve jogar lixo no chão, porque os resíduos entopem bueiros e podem prejudicar o escoamento da água da chuva, provocando alagamento, além da poluição do solo e da água dos rios, lagoas e barragens.

AS PILHAS CONTAMINAM O MEIO AMBIENTE


As pilhas prejudicam muito o meio ambiente, pois quando depositado em lixões liberam componentes tóxicos que contaminam o solo e a água, afetando assim o meio ambiente e o próprio homem.

Elas podem também afetar na qualidade do produto na compostagem do lixo orgânico. Pois a realização de sua queima pode afetar muito a atmosfera, quando queimadas os seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas assim contaminando a atmosfera.

O certo a fazer com as pilhas é devolvê-las ao local de compra depois de usadas, pois eles repassam aos fabricantes ou importadores para que eles adotem o método por meio de terceiros o procedimento correto da reutilização ereciclagem.

NÃO DISPERDICE ÁGUA


A água é um recurso natural essencial e insubstituível. Ocupa quase 71% da superfície da Terra, mas só 1% está à nossa disposição, porque 97% é salgada e não serve para consumo, e os outros 2% são glaciares (geleiras inacessíveis).

Os ecossistemas de água doce estão a deteriorar-se, ameaçados pelo desenvolvimento. Metade da população mundial já sofre de escassez de água.

A disputa dos recursos hídricos pode originar graves conflitos internacionais, alertou recentemente o secretário-geral da ONU. Os 13 maiores rios do mundo são partilhados por mais de 100 nações.

Desperdiçar este bem precioso é um crime. Cada pessoa gasta, em média, 250 litros por dia - mas podia poupar quase metade. Quer exemplos? Se fechar a torneira enquanto escova os dentes, poupará cerca de 20 litros de água; uma torneira a pingar desperdiça cerca de 50 litros de água por dia; são precisos 40 litros para fazer um quilo de papel. Adira ao papel reciclado.


NÃO CONTAMINE O SOLO

O solo é um componente fundamental do nosso planeta. A lém da sua importante para a vida animal e veghetal fornecendo água, ar e nutrientes, exerce, também, multiplicidade de funções como regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação, armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros elementos, ação filtrante e protetora da qualidade da água e do ar.

Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo homem, condição em que o desempenho de suas funções básicas fica severamente prejudicado, o que acarreta interferências negativas no equilíbrio ambiental, diminuindo drasticamente a qualidade de vida nos ecossistemas, principalmente naqueles que sofrem mais diretamente a interferência humana como os sistemas agrícolas e urbanos.

ALGUNS ANIMAIS DO SEMI-ARIDO NORDESTINO

No município de Boa Saúde existem poucos, mas, ainda, existem. É necessário preservá-los.






Apesar do descaso do homem com os animais , ainda é possível encontrar espécie como este "peba". Que os depredadores passem bem distante desta maravilha da natureza.







Cágado: Vive em lagoas, açudes, áreas alagadiças, e em torno dessas áreas, em terra firme. Mede cerca de 27 centímetros. Come de tudo: peixes, girinos, vermes, insetos, algas, restos vegetais.


As seriemas são aves que vivem aos pares ou pequenos bandos. Passam o dia catando vermes, insetos e quenos répeis (lagartos, cobras). À noite, dormem nos galhos baixos das arvores. É uma espécie que está desaparesendo pela ação dos caçadores. Precisa ser preservada.


Jacu

Inhambu

Inhambu


Rolinha

foto

O quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal), também conhecido por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada, é uma ave do tamanho de uma perdiz e caracteriza-se pelo colorido geral cinza-claro, com ornatos pretos na cabeça, peito e cauda. A barriga é branca e a asa tem penas verde-metálicas. Mede em torno de 37 cm de altura e pesa menos que 300 g.

[041DSCF9829.jpg]

Garças


Marrecos

Raposa

A raposa alimenta-se de coelhos, aves, peixes, insetos e, ocasionalmente, frutos silvestres e cultivados. Consome cerca de 500 g de alimento por dia, Costuma atacar os galinheiros, tendo o hábito de matar em excesso.










Gato do mato conhecidos como gato-maracajáou maracajá-mirim é o menor felino brasileiro, atingindo até 85cm, geralmente é do tamanhode um gato doméstico. pesa de 1,5kg até3,5kg. É encontrado em todo o Estado do RioGrande do Norte.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEib7DkVZd0mO5Y1w-RSbskNR4CWfi9_mmjfE9y_EaMY_x3LN3xZ2805PYWR2bJ3tAgg4yZ6vKrG5cYWzGP1abHhu5xuBjJ9J-S7gka1fqu2wbXjAloTS3jdYsV76s3KvHJtgGrUYgFOdzc/s380/014.JPG
Guaxinin



O Timbu, essa espécie de gambá, tem hábitos noturnos e se alimenta de frutos, insetos, raízes e crustáceos.
É um animal selvagem e para se defender de possíveis ameaças exala um cheiro forte, o que incomoda.






Periquito: Ave conhecida popularmente como Tuim, Periquito, Tapacu, Pacu e várias outros nomes, mas seu nome científico é Forpus xanthopterygius. Pertence a família dos papagaios e araras. Mede de 12 centimetros e pesando até 26 gramas. Faz parte das aves
do Rio Grande do Norte.








Beija-flor




A coruja também conhecida como rasga-mortalha, devido o seu canto rouco, parecido com o de um tecido sendo rasgado. Segundo a crença popular, à noite quando ela “rasga” por cima de uma casa, é sinal que alguém morrerá naquela casa. Daí sua fama de augorentaagourenta.


Urubu
Urubu
Ave muito conhecida, não só devido à sua grande distribuição geográfica como por ser avistada freqüentemente planando em bandos a uma certa altura do solo.
Alimentação: animais mortos em decomposição ou, ocasionalmente, vivos, indefesos ou jovens. Alimenta-se também de ovos, frutos maduros e vegetais em decomposição. Utiliza a visão para localizar o alimento. Os urubus têm importante papel sanitário, pois retiram material orgânico em decomposição da superfície do solo.

Tupinambis: chamados vulgarmente teju ou teiú podem atingir até 1,5 metros de comprimento, e abrange sete espécies, todas nativas da América do Sul. São predadores oportunistas e generalistas, podendo consumir vegetais, artrópodes, outros vertebrados e carniça. Todas as espécies do gênero são encontradas no território brasileiro.






























O Calnago-Verde é um réptil muito comum em todo Brasil, sendo muito fácil encontra-lo, até mesmo no quintal de casa. Gosta de atacar galinheiros, onde devora os ovos que encontra. É um animal muito manso e dócil, podendo até ser domesticado.

Salamanta: No chão ou trepada nas árvores, vive nas restingas, caatingas e florestas. Alimenta-se de mamíferos, aves, ovos de aves e lagartos. Réptil bastante temido pela população, apesar de inofensivo.


Caranguejeira negra:Essas aranhas não oferecem perigo quanto a seu veneno. A fêmea mata o macho após o acasalamento. No momento da troca de pele (chamada de ecdise), elas tecem uma teia como um lençol, deitam-se de costas e esperam até que comece a troca. Primeiro sai o cefalotórax, depois as pernas e a pele do abdômen. Essa troca de pele dura em torno de 4 horas. Estão ameaçadas de extinção devido à matança indiscriminada e ao tráfico de animais silvestres.


Preá (Cavia aperea)
Preá

o jumento, chamado de jegue no Nordeste brasileiro, é um dos animais que maiores serviços tem prestado à regiao, onde foi introduzido ha mais de quatrocentos anos, e onde é utilizado no trabaiho e no transporte junto a populaçöes carentes. Mesmo assim, está praticamente extinto, tendo sofrido uma reduçao, entre 1967 e 1981, de 75%. E, de lá para cá o rebanho vem diminuindo ano a ano.

PRECISAMOS PROTEJER OS ANIMAIS DA AÇÃO DOS PREDADORES

Fonte: infinito00.blogspot.com

O Brasil é considerado o país de maior diversidade biológica do planeta. Segundo o Ibama, estão ameaçadas de extinção, 219 espécies animais e 106 espécies vegetais. O Brasil ocupa o 2º. lugar no mundo de espécies de "aves" ameaçadas.

Os fatores que ameaçam a biodiversidade são a caça predatória e ilegal, a derrubada de florestas, as queimadas, a destruição dos ecossistemas para loteamento e a poluição de rios e lagos. Outra grave ameaça às plantas e aos animais brasileiros é a saída ilegal de material genético ou subprodutos de plantas e animais para pesquisas sobre novos medicamentos e cosméticos no exterior sem o pagamento de patentes.

As leis de proteção ambiental consideram os animais, seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, propriedade do Estado e que, a compra, a venda, a criação ou qualquer outro negócio envolvendo animais silvestres é crime inafiançável.

Legislação

No Brasil duas Leis e um Decreto constituem os principais instrumentos legais de combate ao tráfico de animais silvestres. São elas: Lei Nº 5.197/67; Lei Nº 9.605/98 e Decreto Nº 3.179/99

Com base nestes instrumentos legais:

Caçar ou apanhar animais silvestres é crime: Segundo o Art. 29 da Lei Nº 9.605/98: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre nativa ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.

Mexer ou destruir ninhos é crime: Neste caso incorre no inciso I e II do mesmo artigo citado anteriormente..

Alguém pode ser punido mesmo que não se configure o ato da venda de um animal silvestre: De acordo com o inciso III do Art. 29 da Lei Nº 9.605/98 mesmo expor o animal à venda já configura crime.

Denuncie! Veja Como denunciar:


Sabedor de que é crime inafiançável causar qualquer dano aos animais e às plantas qualquer cidadão pode denunciar. É importante que o denunciante apresente dados claros e precisos acerca do tipo de ocorrência. É indispensável que conste o nome da rua, número, município, Estado e algum ponto de referência e se possível, indique o nome ou apelido do responsável.


Ligue
para a Linha Verde do IBAMA 0800-61-8080, Ligação Gratuita.

As informações são sigilosas. Em hipótese alguma, o nome do denunciante será divulgado e se preferir poderá manter o anonimato.

Denuncie também pela internet através do e-mail:

linhaverde.sede@ibama.gov.br

Ou procure a promotoria pública de sua região
Postado por José Alaí de Souza às 09:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

BLOG CRIADO EM 2005

OBJETIVOS:

- Preservar a memória e história de Boa Saúde;
- Preservar e incentivar a cultura;
- Contribuir para o exercicio da cidadania;
- Divulgar fatos e acontecimentos



BOA SAÚDE - RN

Pupulação total: 9.011 hab. (Censo 2010)
População urbana: 3.209 hab (35,6%)
População rural: 5.802 hab. (64,4%)
Área territorial: 187,21 km²
Distância da capital: 69 km
Região: Agreste Potiguar
Gentílico: Boasaudense
Emancipação: 11/12/1953

BANDEIRA DE BOA SAÚDE/RN

BRASÃO DE BOA SAÚDE

PADROEIRA DE BOA SAÚDE - Nossa Senhora da Saúde - Padroeira de Boa Saúde, cuja festa se realiza no período de 24 de Janeiro a 02 de Fevereiro.
SEJAM BEM VINDOS

Sejam bem-vindos a este espaço. Primeira página sobre Boa Saúde/RN, na internet, iniciada em novembro de 2005. Ela foi criada e será mantida com o objetivo de divulgar dados, fotos e informações sobre a história e atualidade do município de Boa Saúde. Será útil na medida em que ajudar as pessoas a conhecerem mais e melhor a nossa realidade e, a partir daí, contribuam de forma mais consciente e decisiva para o desenvolvimento do município.Quando colocamos novas informações ou atualizamos os dados existentes, o fazemos pensando em todas as camadas da população, principalmente, nos mais jovens, nos estudantes, contribuindo para a sua formação como cidadãos.Para facilitar a leitura e a pesquisa, a postagem das notícias da atualidade encontra-se na parte inicial do blog e os conteúdos sobre história, economia e cultura estão editados por páginas.Através do e-mail joalai@ig.com.br esperamos poder interagir com os leitores e receber colaborações em forma de textos, comentários e sugestões.

Um abraço.

José Alaí



P Á G I N A S: VOCÊ ESCOLHE O ASSUNTO DO SEU INTERESSE E CLICA NA PÁGINA CORRESPONDENTE!

  • Início
  • BOA SAÚDE - Sua Origem e sua História
  • BOA SAÚDE - Aspectos Econômicos e Demográficos
  • BOA SAÚDE - Aspectos: Cultura, Religião e Turísmo
  • BOA SAÚDE - PESSOAS IMPORTANTES, PESSOAS INFLUENTES E FIGURAS POPULARES DA HISTÓRIA DE BOA SAÚDE
  • GALERIA DE FOTOS DE BOA SAÚDE
  • BOA SAÚDE - Flora e Fauna
  • BOA SAUDE - Memorial Online

QUEM SOU EU

QUEM SOU EU
José Alaí de Souza
Eu sou José Alaí de Souza, nascido no dia 27 de novembro de 1940, na Fazenda Belo Horizonte, do meu avô materno Coronel José Lúcio Ribeiro e criado em Boa Saúde. Filho de Manoel Teixeira de Souza (Nezinho de Souza) e de Erotides Lúcio de Souza, aprendi com eles, a cultivar o amor por Boa Saúde. Há alguns anos, passei a me interessar e a pesquisar sobre a história de Boa Saúde, desde a sua origem, o que resultou no livro: Boa Saúde – Origem e História, escrito e publicado em parceria com a minha irmã Maria de Deus Souza de Araújo. Me interesso muito pelos aspectos históricos e culturais de Boa Saúde e mantenho esse Blog desde 2005, com o objetivo de contribuir para a preservação da sua história, incentivar a cultura e divulgar fatos e acontecimentos da atualidade e relevantes para a comunidade de Boa Saúde.
Ver meu perfil completo

Total de visualizações de página

ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com e conheça o trabalho do Conselho Comunitário de Boa Saúde

Arquivo do blog

  • ►  2014 (15)
    • ►  fevereiro (3)
      • ►  fev. 12 (1)
      • ►  fev. 06 (1)
      • ►  fev. 03 (1)
    • ►  janeiro (12)
      • ►  jan. 31 (2)
      • ►  jan. 30 (1)
      • ►  jan. 25 (1)
      • ►  jan. 17 (1)
      • ►  jan. 14 (1)
      • ►  jan. 09 (2)
      • ►  jan. 06 (1)
      • ►  jan. 04 (3)
  • ►  2013 (200)
    • ►  dezembro (19)
      • ►  dez. 29 (3)
      • ►  dez. 27 (1)
      • ►  dez. 26 (1)
      • ►  dez. 24 (3)
      • ►  dez. 23 (1)
      • ►  dez. 20 (3)
      • ►  dez. 19 (2)
      • ►  dez. 18 (2)
      • ►  dez. 05 (2)
      • ►  dez. 04 (1)
    • ►  novembro (17)
      • ►  nov. 26 (2)
      • ►  nov. 24 (2)
      • ►  nov. 17 (1)
      • ►  nov. 16 (1)
      • ►  nov. 14 (1)
      • ►  nov. 09 (1)
      • ►  nov. 06 (2)
      • ►  nov. 05 (2)
      • ►  nov. 04 (2)
      • ►  nov. 03 (1)
      • ►  nov. 01 (2)
    • ►  outubro (26)
      • ►  out. 31 (1)
      • ►  out. 30 (1)
      • ►  out. 29 (3)
      • ►  out. 27 (3)
      • ►  out. 22 (1)
      • ►  out. 20 (1)
      • ►  out. 18 (1)
      • ►  out. 16 (1)
      • ►  out. 15 (1)
      • ►  out. 10 (2)
      • ►  out. 06 (1)
      • ►  out. 05 (7)
      • ►  out. 04 (1)
      • ►  out. 03 (1)
      • ►  out. 02 (1)
    • ►  setembro (26)
      • ►  set. 30 (1)
      • ►  set. 29 (1)
      • ►  set. 28 (1)
      • ►  set. 27 (3)
      • ►  set. 26 (5)
      • ►  set. 23 (2)
      • ►  set. 22 (1)
      • ►  set. 19 (3)
      • ►  set. 18 (1)
      • ►  set. 10 (1)
      • ►  set. 08 (1)
      • ►  set. 07 (1)
      • ►  set. 04 (2)
      • ►  set. 03 (1)
      • ►  set. 01 (2)
    • ►  agosto (11)
      • ►  ago. 30 (1)
      • ►  ago. 19 (2)
      • ►  ago. 09 (2)
      • ►  ago. 07 (1)
      • ►  ago. 05 (4)
      • ►  ago. 04 (1)
    • ►  julho (10)
      • ►  jul. 27 (1)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 23 (2)
      • ►  jul. 22 (1)
      • ►  jul. 18 (1)
      • ►  jul. 16 (1)
      • ►  jul. 15 (3)
    • ►  junho (1)
      • ►  jun. 04 (1)
    • ►  maio (12)
      • ►  mai. 30 (1)
      • ►  mai. 23 (1)
      • ►  mai. 19 (1)
      • ►  mai. 14 (3)
      • ►  mai. 10 (2)
      • ►  mai. 05 (2)
      • ►  mai. 04 (2)
    • ►  abril (24)
      • ►  abr. 29 (3)
      • ►  abr. 26 (1)
      • ►  abr. 23 (1)
      • ►  abr. 21 (1)
      • ►  abr. 20 (1)
      • ►  abr. 19 (1)
      • ►  abr. 16 (1)
      • ►  abr. 14 (1)
      • ►  abr. 11 (2)
      • ►  abr. 10 (4)
      • ►  abr. 09 (3)
      • ►  abr. 07 (1)
      • ►  abr. 05 (1)
      • ►  abr. 04 (2)
      • ►  abr. 01 (1)
    • ►  março (26)
      • ►  mar. 31 (1)
      • ►  mar. 30 (1)
      • ►  mar. 28 (4)
      • ►  mar. 27 (4)
      • ►  mar. 25 (1)
      • ►  mar. 24 (1)
      • ►  mar. 23 (2)
      • ►  mar. 16 (1)
      • ►  mar. 13 (1)
      • ►  mar. 12 (1)
      • ►  mar. 10 (3)
      • ►  mar. 09 (2)
      • ►  mar. 08 (1)
      • ►  mar. 03 (1)
      • ►  mar. 02 (1)
      • ►  mar. 01 (1)
    • ►  fevereiro (11)
      • ►  fev. 25 (2)
      • ►  fev. 21 (1)
      • ►  fev. 19 (1)
      • ►  fev. 14 (3)
      • ►  fev. 09 (1)
      • ►  fev. 08 (1)
      • ►  fev. 03 (2)
    • ►  janeiro (17)
      • ►  jan. 31 (2)
      • ►  jan. 30 (2)
      • ►  jan. 26 (1)
      • ►  jan. 25 (1)
      • ►  jan. 21 (1)
      • ►  jan. 20 (1)
      • ►  jan. 14 (1)
      • ►  jan. 13 (2)
      • ►  jan. 12 (1)
      • ►  jan. 10 (3)
      • ►  jan. 02 (1)
      • ►  jan. 01 (1)
  • ►  2012 (183)
    • ►  dezembro (14)
      • ►  dez. 31 (2)
      • ►  dez. 29 (1)
      • ►  dez. 26 (1)
      • ►  dez. 25 (1)
      • ►  dez. 23 (1)
      • ►  dez. 22 (1)
      • ►  dez. 18 (2)
      • ►  dez. 15 (1)
      • ►  dez. 14 (1)
      • ►  dez. 13 (1)
      • ►  dez. 09 (1)
      • ►  dez. 07 (1)
    • ►  novembro (5)
      • ►  nov. 25 (1)
      • ►  nov. 23 (1)
      • ►  nov. 19 (1)
      • ►  nov. 18 (1)
      • ►  nov. 04 (1)
    • ►  outubro (18)
      • ►  out. 30 (1)
      • ►  out. 29 (1)
      • ►  out. 28 (1)
      • ►  out. 25 (2)
      • ►  out. 22 (2)
      • ►  out. 11 (1)
      • ►  out. 10 (3)
      • ►  out. 08 (2)
      • ►  out. 06 (1)
      • ►  out. 05 (1)
      • ►  out. 03 (1)
      • ►  out. 02 (2)
    • ►  setembro (9)
      • ►  set. 26 (1)
      • ►  set. 25 (3)
      • ►  set. 16 (2)
      • ►  set. 14 (1)
      • ►  set. 07 (1)
      • ►  set. 05 (1)
    • ►  agosto (15)
      • ►  ago. 30 (1)
      • ►  ago. 27 (1)
      • ►  ago. 26 (3)
      • ►  ago. 22 (1)
      • ►  ago. 21 (1)
      • ►  ago. 20 (1)
      • ►  ago. 10 (1)
      • ►  ago. 05 (1)
      • ►  ago. 02 (1)
      • ►  ago. 01 (4)
    • ►  julho (13)
      • ►  jul. 31 (1)
      • ►  jul. 30 (1)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 25 (2)
      • ►  jul. 20 (1)
      • ►  jul. 17 (1)
      • ►  jul. 13 (1)
      • ►  jul. 11 (3)
      • ►  jul. 10 (1)
      • ►  jul. 02 (1)
    • ►  junho (15)
      • ►  jun. 30 (1)
      • ►  jun. 29 (4)
      • ►  jun. 23 (1)
      • ►  jun. 22 (1)
      • ►  jun. 16 (4)
      • ►  jun. 15 (2)
      • ►  jun. 14 (1)
      • ►  jun. 04 (1)
    • ►  maio (18)
      • ►  mai. 29 (1)
      • ►  mai. 28 (2)
      • ►  mai. 27 (2)
      • ►  mai. 23 (1)
      • ►  mai. 20 (2)
      • ►  mai. 19 (4)
      • ►  mai. 17 (1)
      • ►  mai. 09 (2)
      • ►  mai. 06 (1)
      • ►  mai. 04 (1)
      • ►  mai. 01 (1)
    • ►  abril (19)
      • ►  abr. 29 (3)
      • ►  abr. 27 (1)
      • ►  abr. 23 (1)
      • ►  abr. 22 (1)
      • ►  abr. 21 (1)
      • ►  abr. 19 (1)
      • ►  abr. 17 (1)
      • ►  abr. 12 (4)
      • ►  abr. 09 (1)
      • ►  abr. 08 (1)
      • ►  abr. 02 (1)
      • ►  abr. 01 (3)
    • ►  março (27)
      • ►  mar. 29 (2)
      • ►  mar. 26 (1)
      • ►  mar. 25 (1)
      • ►  mar. 22 (2)
      • ►  mar. 21 (1)
      • ►  mar. 19 (2)
      • ►  mar. 18 (1)
      • ►  mar. 17 (1)
      • ►  mar. 16 (6)
      • ►  mar. 15 (1)
      • ►  mar. 13 (3)
      • ►  mar. 11 (1)
      • ►  mar. 07 (1)
      • ►  mar. 06 (1)
      • ►  mar. 03 (1)
      • ►  mar. 02 (2)
    • ►  fevereiro (15)
      • ►  fev. 27 (1)
      • ►  fev. 25 (2)
      • ►  fev. 20 (1)
      • ►  fev. 19 (4)
      • ►  fev. 17 (1)
      • ►  fev. 15 (1)
      • ►  fev. 13 (2)
      • ►  fev. 12 (2)
      • ►  fev. 03 (1)
    • ►  janeiro (15)
      • ►  jan. 31 (1)
      • ►  jan. 29 (1)
      • ►  jan. 28 (1)
      • ►  jan. 22 (1)
      • ►  jan. 21 (1)
      • ►  jan. 18 (2)
      • ►  jan. 14 (2)
      • ►  jan. 09 (3)
      • ►  jan. 08 (3)
  • ▼  2011 (114)
    • ►  dezembro (12)
      • ►  dez. 30 (1)
      • ►  dez. 29 (1)
      • ►  dez. 27 (1)
      • ►  dez. 21 (1)
      • ►  dez. 18 (2)
      • ►  dez. 16 (2)
      • ►  dez. 10 (2)
      • ►  dez. 08 (2)
    • ►  novembro (10)
      • ►  nov. 28 (1)
      • ►  nov. 25 (2)
      • ►  nov. 21 (2)
      • ►  nov. 17 (1)
      • ►  nov. 14 (1)
      • ►  nov. 10 (1)
      • ►  nov. 02 (1)
      • ►  nov. 01 (1)
    • ►  outubro (11)
      • ►  out. 31 (1)
      • ►  out. 27 (1)
      • ►  out. 23 (1)
      • ►  out. 22 (2)
      • ►  out. 16 (1)
      • ►  out. 13 (1)
      • ►  out. 11 (1)
      • ►  out. 10 (1)
      • ►  out. 03 (1)
      • ►  out. 02 (1)
    • ►  setembro (7)
      • ►  set. 29 (1)
      • ►  set. 28 (1)
      • ►  set. 24 (1)
      • ►  set. 19 (1)
      • ►  set. 15 (1)
      • ►  set. 13 (1)
      • ►  set. 06 (1)
    • ►  agosto (13)
      • ►  ago. 30 (1)
      • ►  ago. 24 (2)
      • ►  ago. 19 (3)
      • ►  ago. 16 (1)
      • ►  ago. 11 (1)
      • ►  ago. 09 (1)
      • ►  ago. 08 (1)
      • ►  ago. 06 (1)
      • ►  ago. 02 (1)
      • ►  ago. 01 (1)
    • ►  julho (12)
      • ►  jul. 31 (1)
      • ►  jul. 29 (1)
      • ►  jul. 20 (2)
      • ►  jul. 17 (1)
      • ►  jul. 12 (1)
      • ►  jul. 08 (1)
      • ►  jul. 07 (1)
      • ►  jul. 05 (2)
      • ►  jul. 03 (1)
      • ►  jul. 01 (1)
    • ▼  junho (22)
      • ►  jun. 27 (1)
      • ►  jun. 23 (3)
      • ►  jun. 21 (1)
      • ►  jun. 18 (5)
      • ►  jun. 17 (10)
      • ►  jun. 12 (1)
      • ▼  jun. 03 (1)
        • DIA DO MEIO AMBIENTE - 05 DE JUNHO
    • ►  maio (4)
      • ►  mai. 23 (3)
      • ►  mai. 08 (1)
    • ►  abril (4)
      • ►  abr. 30 (1)
      • ►  abr. 23 (1)
      • ►  abr. 17 (1)
      • ►  abr. 11 (1)
    • ►  março (6)
      • ►  mar. 28 (1)
      • ►  mar. 19 (1)
      • ►  mar. 13 (1)
      • ►  mar. 09 (1)
      • ►  mar. 08 (2)
    • ►  fevereiro (5)
      • ►  fev. 26 (1)
      • ►  fev. 15 (1)
      • ►  fev. 13 (1)
      • ►  fev. 11 (1)
      • ►  fev. 03 (1)
    • ►  janeiro (8)
      • ►  jan. 31 (3)
      • ►  jan. 30 (3)
      • ►  jan. 27 (1)
      • ►  jan. 17 (1)
  • ►  2010 (35)
    • ►  dezembro (4)
      • ►  dez. 27 (1)
      • ►  dez. 23 (1)
      • ►  dez. 22 (1)
      • ►  dez. 11 (1)
    • ►  novembro (3)
      • ►  nov. 29 (1)
      • ►  nov. 24 (1)
      • ►  nov. 01 (1)
    • ►  outubro (2)
      • ►  out. 12 (1)
      • ►  out. 05 (1)
    • ►  setembro (2)
      • ►  set. 23 (1)
      • ►  set. 14 (1)
    • ►  agosto (2)
      • ►  ago. 25 (1)
      • ►  ago. 17 (1)
    • ►  julho (4)
      • ►  jul. 21 (1)
      • ►  jul. 16 (2)
      • ►  jul. 12 (1)
    • ►  junho (1)
      • ►  jun. 01 (1)
    • ►  maio (4)
      • ►  mai. 31 (1)
      • ►  mai. 13 (1)
      • ►  mai. 03 (1)
      • ►  mai. 02 (1)
    • ►  abril (4)
      • ►  abr. 16 (1)
      • ►  abr. 10 (1)
      • ►  abr. 08 (1)
      • ►  abr. 01 (1)
    • ►  março (4)
      • ►  mar. 27 (1)
      • ►  mar. 22 (1)
      • ►  mar. 08 (1)
      • ►  mar. 05 (1)
    • ►  fevereiro (5)
      • ►  fev. 28 (1)
      • ►  fev. 22 (2)
      • ►  fev. 21 (1)
      • ►  fev. 19 (1)

SITES E BLOGS RECOMENDADOS

  • rn.transparencia.gov.br/Januário%20Cicco/receitas/convenios
  • http://wwwmarconepedroblogspotcombr.blogspot.com.br/
  • http://serrainforma.blogspot.com.br/
  • http://bjemfoco.blogspot.com
  • http://blogtangaraense.com.br/
  • http://esseeocorrego.blogspot.com
  • http://www.excelencias.org.br
  • http://www.lvemfoco.blogspot.com
  • http://www.omipibuense.blogspot.com/
  • http://www.jornal.agnesfm.com
  • http://www.sitionovoemdestaque.blogspot.com
  • http://www.correiodoagreste.com
  • http://www.novacruzemfoco.blogspot.com
  • http://www.vntonline.blogspot.com
  • http://www.campestrecidadao.blogspot.com
  • http://espiritosantornemfoco.wordpress.com
  • http://fmboasaude.blogspot.com
  • http://www.radioserracaiada.blogspot.com
  • http://www.tangarafm.com
  • http://www.bloglenilsondoagreste.com.br
  • http://novacruzoficial.blogspot.com
  • http://paroquiaserracaiada.blogspot.com
  • http://www.wikipedia.org
  • tp://www.ojornaldacidadania.blogspot.com
  • http://www.arturdesouza.blogspot.com
  • http://www.ccboasaude.blogspot.com
  • http://www.boasaude.rn.gov.br
  • http://www.transparencia.org.com
  • http://www.impostometro.com.br
  • http://www.suapesquisa.com
  • http://www.aquecimentoglobal.com.br
  • http://www.brasildefato.com.br
  • http://www.congressoemfoco.com.br
Tema Marca d'água. Tecnologia do Blogger.