Faleceu o Padre José Amorim de Souza
No dia 04 de dezembro faleceu em Natal, aos 83 anos de idade, o Padre José Amorim de Souza, nascido no município de Lajes, no Rio Grande do Norte, no dia 26 de maio de 1928. Padre Amorim ordenou-se em Natal no dia 08 de dezembro de 1956, ia comemorar nesta quinta feira (08 de dezembro), 55 anos de sacerdócio. Foi vigário de Serra Caiada durante 19 anos,no período de 1969 a 1988. A torre da capela de Nossa Senhora da Saúde, em Boa Saúde, foi construída na sua administração paroquial. Seu velório ocorreu na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o sepultamento foi no Cemitério Morada da Paz, em Natal. Foi vigário de Macaíba no perído de 1980 a 2000. Sobre a sua atuação naquela paróquia o Blog "Jornal da Cultura Macaibense" de 04/12/2011 publicou a seguente matéria.
|
Pe. José Amorim de Suoza |
O Padre José Amorim de Souza morreu na manhã do dia 04 de dezembro de 2011. Para uma parcela significativa da sociedade Potiguar morreu apenas um padre. No entanto, para aqueles que conhecem a cidade de Macaiba, sua história do período de 1980 a 2000, deve compreender que morreu um dos maiores construtores da sociedade Macaibense em defesa da vida e dos direitos humanos. O padre Amorim, como era mais conhecido, traz em sua história um legado de contribuição a cidadania e a defesa dos direitos humanos, que até agora nenhum padre conseguiu realizar no município de Macaiba. Foi no ano de 1985 que o Pe. Amorim começou a construir na cidade de Macaiba um movimento social e cultural que ultrapassava as barreiras da religiosidade e suplantava os limites do poder político na época. Naqueles anos de 1980 ainda existia em nossa cidade e em todo o Brasil a ditadura militar. Na cidade ainda reinava a oligarquia Mesquita. Era também parte da história da Igreja Católica a discussão sobre a teologia da libertação, foi neste viés que o Pe. Amorim se apegou para dizer para o poder seja ele municipal, estadual ou federal, que uma outra cidade era possível. Uma cidade sem autoritarismo, uma cidade sem algozes, uma cidade sem dono, mas com democracia, cidadania e direitos humanos.
"CORDEL COMPADRE DECA" Foi uma homenagem do cordelista Hailton Mangabeira a Padre José Amorim. Lançado durante as comemorações dos seus 50 anos de Sacerdócio. A arte da capa foi feita por meu amigo Rômulo Estânrley e a xilogravura por Sebastião Palhares.
Por estas rações o Padre Amorim foi o criador das Pastorais : Pastoral da Juventude do Meio Popular, pastoral que trabalhava uma juventude engajada e atuante nas reivindicações sociais. Foi também ele criador da Pastoral Social, pastoral que buscava debater as questões sociais dos leigos católicos a partir da condição de cada comunidade católica e defender os interesses sociais do povo oprimido e por último foi o Padre José Amorim de Souza que com a participação de um conjunto de leigos católicos, fundou a Comissão de Direitos Humanos de Macaiba. Foi desta comissão que surgiu o Movimento Municipal dos Direitos Humanos na cidade de Macaiba. O Padre Amorim, com estas tarefas realizou sua missão EVANGELIZAR E CONTRIBUIR PARA O LEGADO DE CRISTO EM MACAIBA, DEFENDER OS OPRIMIDOS.
"Padre Amorim sempre estarás conosco, sua memória está em nossas vida. Em sua luta social em defesa de um mundo mais justo, sem oprimidos e sem opressores."
Nenhum comentário:
Postar um comentário