sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

NOSSO ADEUS A DONA MARIA AFONSO

Na manhã desta sexta feira, 16 de dezembro de 2011, faleceu aos 101 anos de idade, Dona Maria Nair de Moura, mais conhecida como Maria Afonso. Ela nasceu em Boa Saúde, no dia 18 de outubro de 1910. Filha de pais agricultores conservou o gosto pela vida simples do campo. Mesmo depois que passou a residir na cidade, enquanto a saúde lhe permitiu, todos os dias ia até o seu sítio, na localidade de Pedra Branca, para cuidar da horta, das suas galinhas, patos e perus.

Outra ocupação muito presente no dia-a-dia de Dona Maria Afonso era fazer renda de bilro. A almofada sempre foi, para ela, uma companhia inseparável. Aprendeu a fazer renda, ainda menina, numa época em que esse tipo de artesanato, tradicionalmente, passava de mãe para filha.

Matriarca de uma família numerosa composta por muitos filhos, netos, bisnetos, e tataranetos, Dona Maria Afonso parte deixando muitas saudades aos seus familiares e amigos. Ela era muito conhecida e estimada em Boa Saúde, convivendo em harmonia com as pessoas e sabendo cultivar boas amizades. O dia do seu aniversário sempre foi comemorado com uma missa e um almoço para os familiares e amigos. Por ocasião de cada aniversário ela fazia o convite para a comemoração no ano seguinte, numa demonstração de que gostava muito dos seus familiares e amigos e que estes faziam parte da sua alegria de viver. Aos 101 anos de vida, Dona Maria Afonso, segue para a Morada do Pai que certamente a acolherá de braços abertos, pelas suas virtudes e pelo bem que praticou. Para nós, ela ficará sempre na memória como um exemplo de vida.

Nenhum comentário: