Neste início de fevereiro os municípios vão receber bem mais dinheiro do que no começo de janeiro. O primeiro decêndio de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 4.953.015.151,19, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A cota de cada município será creditado nesta sexta-feira, 8 de fevereiro. Em valores brutos, isto é, com a retenção do Fundeb, este repasse é de R$ 6.191.268.938,99. De acordo com cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este decêndio está 120% maior que o primeiro decêndio de janeiro deste ano e 27,53% acima do mesmo período de 2012, em termos nominais.
Fonte: Tribuna do Norte
Inflação
em alta
Com
alta generalizada, os alimentos representaram 56% da inflação em janeiro. É a
chamada "inflação dos pobres". Depois de vários indicadores em
desaceleração, a inflação oficial em janeiro é a maior desde 2005, aponta o
IBGE, colocando mais pressão sobre o governo em meio aos esforços para
estimular a economia. É a sexta maior da América Latina. O Índice Nacional de
Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,86% em janeiro, ante 0,79% em
dezembro. Com isso, a inflação em 12 meses atingiu 6,15%, o maior nível em um
ano e próximo do teto da meta do governo, que é de 6,5%. Conforme o
Dieese, a cesta básica do natalense subiu 12,48% em janeiro.Fonte: Tribuna do Norte
Como muitas vezes uma única denúncia aponta vários tipos de violência, foram registradas 266.462 violações. A mais comum foi negligência, seguida por violência física, psicológica e sexual. No ano passado, houve 37.803 relatos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Com o lema "Não desvie o olhar, fique atento, denuncie", a Campanha Nacional de Carnaval de Proteção à Criança e ao Adolescente terá filmes na TV, spots no rádio, camisetas, adesivos e outros materiais promocionais. O símbolo são três macaquinhos que se contrapõem ao tradicional "não ouço, não falo, não vejo".
Fonte: Tribuna do Norte
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovou a realização de revisão biométrica em 40 municípios potiguares, durante os anos de 2013 e 2014.
Municípios: Água Nova, Almino Afonso, Areia Branca, Assú, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Carnaubais, Ceará-Mirim, Encanto, Equador, Extremoz, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lucrecia, Maxaranguape, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Porto do Mangue, Pureza, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São Tomé, Serra do Mel, Tibau, Vera Cruz.
Fonte: Tribuna do Norte