Nesta quarta feira (09 de outubro) 35 artesãos de Boa Saúde (cidade), Córrego de São Mateus, Lagoa da Onça, Marquinho e outras comunidades do município de Boa Saúde receberam a carteira de artesão expedida pelo Programa do Artesanato Brasileiro / Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A solenidade de entrega foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contando com a coordenadora do PROART/SETHAS, Elaine Morgado, dos técnicos do PROART Marcílio de Souza, Maria Lúcia da Silva e Laura Ester Maia, dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação Vânia Souza e Juciê, além de José Alaí de Souza, Gilson Firmino e Maria Aparecida Campos da Associação dos Artesãos de Boa Saúde.
Inicialmente, José Alaí fez um breve relato sobre o Artesanato de Boa Saúde, mostrando que o mesmo é fruto de um trabalho iniciado pelo Conselho Comunitário de Boa Saúde em 2006 e que resultou na criação da Associação doa Artesãos de Boa Saúde. Destacou que os trabalhos em crochê e fuxico das artesãs de Boa Saúde hoje é uma referência e se destaca nas feiras de artesanato estaduais e nacionais como as de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte contando com o apoio do PROART/SETHAS.
A coordenadora do PROART, Elaine Morgado, fez comentários elogiosos ao trabalho dos artesãos de Boa Saúde e reafirmou a disposição do Governo do Estado, através da SETHAS/PROARTE no sentido de apoiar e garantir espaço para que o Artesanato de Boa Saúde continue se aperfeiçoando e participando dos principais eventos, como feiras e exposições, destacando que até o final do ano, o Rio Grande do Norte vai participar de feiras em Brasília, Goiás, Mato Grosso e Balo Horizonte. Elaine falou também sobre as oportunidades que o Estado e Artesanato de Boa Saúde terão com a realização da Copa do Mundo, tendo Natal como uma das sedes dos jogos.
Marcílio, técnico e expert em artesanato, fez referências ao trabalho das artesãs de Boa Saúde, destacando a qualidade e aceitação dos artigos em crochê e fuxico nas feiras nacionais. Chegou a dizer para as artesãs que já vendeu os seus trabalhos até para a China. Marcílio mostrou dentre as vantagens da carteira do artesão:a dispensa de impostos, a participação dos eventos, as possibilidades de empréstimos, a aquisição de matéria prima em lojas de material de artesanato.
Ao final da solenidade, houve a apresentação de um vídeo sobre o Artesanato de Boa Saúde, produzido por José Alaí e foi servido um lanche pela Secretaria Municipal de Educação e Cultua.
Artesãs e artesãos cadastrados:
Adailre Augusto de Souza, Aline Milena
Mendes, Adila Jaiza da Silva, Ana Maria de
Lima, Ana Kaline Mendes Cabral Oliveira
Sales, Antonia Valenrim da Hora, Angela Fernandes de
Lima,,Daianna
Ângela de Oliveira Silva, Edivênia Maria de
Souza, Emanoella Talita Silva
Costa,
Erivalda Ferreira de
Oliveira, Francisca
Peixoto, Gilcélia Lopes da
Silva, Ivanízia Gomes da
Silva, José Leonardo Rodrigues da
Silva, Layane Maylla Carvalho de Oliveira, Maria Albertina da
Silva, Maria do Carmo Lima da
Hora, Maria da Conceição de Macedo, Maria das Graças de
Lima, Maria das Dores de
Oliveira, Maria de Fátima Ferreira da Silva, Maria de Fátima dos Santos Silva, Maria Iara de
Lima, Maria Josélia dos Santos
Silva, Maria do Rosário Bernardo da Silva,
Marília Inácio da Silva
Rodrigues, Marilângela Pinto da
Silva, Manoel
Francisco Neto,
Neilma Inácio Oliveira
Gabriel, Neilma Inácio de
Oliveira Silva, Rita da Silva Oliveira, Sônia Dantas da
Silva, Sumara Ferreira de
Almeida, Zilma André Souza da Silva.