A nova imagem de Nossa Senhora da Saúde será esculpida em madeira com as dimensões, características e pintura igual à imagem original e deverá substituí-la nas peregrinações, carreatas e outros eventos religiosos, evitando o desgaste da imagem centenária da padroeira da cidade.
O Mestre Ambrósio como é mais conhecido, nasceu em Cruzeta/RN e tem 61 anos. É responsável pela réplica de várias imagens sacras de valor artístico e histórico como a de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari. Os primeiros contatos de Mestre Ambrósio com a arte ocorreram na adolescência, quando morava em Natal, no bairro da Cidade da Esperança, onde começou, esculpindo cajus em madeira.
No começo dos anos 80, começou a fazer as primeiras talhas, influenciado pelos artistas que já trabalhavam com esse ofício. Na década de 90, conheceu Luzia Dantas, escultora do município de São Vicente, e se apaixonou pelo ofício de pinturas sacras. "Eu ficava vendo dona Luzia trabalhar e isso me encantava. Então, decidi que iria buscar o meu espaço", conta. Hoje, o sonho maior de Mestre Ambrósio é firmar parcerias para executar o seu projeto de iniciar aprendizes na arte-sacra para formar grandes mestres.
Foto de algumas das obras do Mestre Ambrósio, expostas por ocasião da VII Feira Estadual de Artesanato realizada em Natal - Março de 2010.
