terça-feira, 1 de junho de 2010

MESTRE AMBRÓSIO VISITOU BOA SAÚDE

Neste 01 de junho de 2010, o Mestre Ambrósio Silva Córdula, atendendo convite de José Alai, visitou a cidade de Boa Saúde com o objetivo de iniciar um trabalho que tem como objetivo esculpir uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Saúde. O primeiro contato com Mestre Ambrósio com esse objetivo ocorreu no início de março deste ano e a idéia foi aceita pelo Padre César e demais pessoas mais ligadas ao trabalho da Igreja. No próximo sábado dia 05 de junho, após a missa das 19 horas haverá uma reunião na igreja, com o objetivo de programar a forma de arrecadação dos recursos financeiros para aquisição da imagem a ser esculpida pelo Mestre Ambrósio.
A nova imagem de Nossa Senhora da Saúde será esculpida em madeira com as dimensões, características e pintura igual à imagem original e deverá substituí-la nas peregrinações, carreatas e outros eventos religiosos, evitando o desgaste da imagem centenária da padroeira da cidade.
O Mestre Ambrósio como é mais conhecido, nasceu em Cruzeta/RN e tem 61 anos. É responsável pela réplica de várias imagens sacras de valor artístico e histórico como a de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari. Os primeiros contatos de Mestre Ambrósio com a arte ocorreram na adolescência, quando morava em Natal, no bairro da Cidade da Esperança, onde começou, esculpindo cajus em madeira.
No começo dos anos 80, começou a fazer as primeiras talhas, influenciado pelos artistas que já trabalhavam com esse ofício. Na década de 90, conheceu Luzia Dantas, escultora do município de São Vicente, e se apaixonou pelo ofício de pinturas sacras. "Eu ficava vendo dona Luzia trabalhar e isso me encantava. Então, decidi que iria buscar o meu espaço", conta. Hoje, o sonho maior de Mestre Ambrósio é firmar parcerias para executar o seu projeto de iniciar aprendizes na arte-sacra para formar grandes mestres.
Foto de algumas das obras do Mestre Ambrósio, expostas por ocasião da VII Feira Estadual de Artesanato realizada em Natal - Março de 2010.