terça-feira, 30 de outubro de 2012


ELEIÇÕES 2012:
PMDB, PSDB e PT conquistam o maior número de prefeituras
O PMDB foi a sigla que conquistou o maior número de prefeituras - 1.041 - entre os 5.568 municípios onde houve disputa eleitoral. O PSDB ficou em segundo lugar, com 718 municípios, seguido pelo PT, que venceu em 566. Em quatro cidades o resultado das eleições poderá ser mudado devido a decisões judiciais.
Criado no ano passado e disputando sua primeira eleição, o PSD saiu vitorioso em 502 cidades, ficando em quarto lugar, seguido pelo PP (472), PSB (428), PDT (319), PTB (297), DEM (278), PR (277) e PPS (126).
Entre as 26 capitais, o PSB foi a legenda mais vitoriosa, com cinco conquistas- Recife, Fortaleza, Cuiabá, Porto Velho e Belo Horizonte-, seguido pelo PT e do PSDB que venceram em quatro cada. O PT ganhou em São Paulo, Rio Branco, João Pessoa e Goiânia. Já o PSDB saiu vitorioso em Teresina, Manaus, Belém e Maceió.
O PDT ficou em quarto lugar em número de capitais conquistadas - Porto Alegre, Curitiba e Natal -, seguido pelo PP, PMDB e DEM, com duas cada. O PP ganhou em Palmas e Campo Grande, o PMDB, no Rio de Janeiro e em Boa Vista, e o DEM em Aracaju e Salvador. O PSOL conquistou a prefeitura de Macapá. O PTC, PSD e o PPS também venceram a disputa em uma capital cada: São Luís, Florianópolis e Vitória, respectivamente.
Fonte: Tribuna do Norte