quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Boa Saúde/RN - Artesanato em crochê e fuxico da vovó.


ARTESÃOS DE BOA SAÚDE FAZEM PARTE DO CADASTRO NACIONAL DE ARTESANATO

 Nesta quarta feira (09 de outubro) 35 artesãos de Boa Saúde (cidade), Córrego de São Mateus, Lagoa da Onça, Marquinho e outras comunidades do município de Boa Saúde receberam a carteira de artesão expedida pelo Programa do Artesanato Brasileiro / Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A solenidade de entrega foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contando com a coordenadora do PROART/SETHAS, Elaine Morgado, dos técnicos do PROART Marcílio de Souza, Maria Lúcia da Silva e Laura Ester Maia, dos técnicos da Secretaria  Municipal de Educação Vânia Souza e Juciê, além de José Alaí de Souza, Gilson Firmino e Maria Aparecida Campos da Associação dos Artesãos de Boa Saúde.
Inicialmente, José Alaí fez um breve relato sobre o Artesanato de Boa Saúde, mostrando que o mesmo é fruto de um trabalho iniciado pelo Conselho Comunitário de Boa Saúde em 2006 e que resultou na criação da Associação doa Artesãos de Boa Saúde.  Destacou que os trabalhos em crochê e fuxico das artesãs de Boa Saúde hoje é uma referência e se destaca nas feiras de artesanato estaduais e nacionais como as de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte contando com o apoio do PROART/SETHAS.
A coordenadora do PROART, Elaine Morgado, fez comentários elogiosos ao trabalho dos artesãos de Boa Saúde e reafirmou a disposição do Governo do Estado, através da SETHAS/PROARTE no sentido de apoiar e garantir espaço para que o Artesanato de Boa Saúde continue se aperfeiçoando e participando dos principais eventos, como feiras e exposições, destacando que até o final do ano, o Rio Grande do Norte vai participar de feiras em Brasília, Goiás, Mato Grosso e Balo Horizonte. Elaine falou também sobre as oportunidades  que o Estado e Artesanato de Boa Saúde  terão com a realização da Copa do Mundo, tendo Natal como uma das sedes dos jogos.
Marcílio, técnico e expert em artesanato, fez referências ao trabalho das artesãs de Boa Saúde, destacando a qualidade e aceitação dos artigos em crochê  e fuxico nas feiras nacionais. Chegou a dizer para as artesãs que já vendeu os seus trabalhos até para a China. Marcílio mostrou dentre as vantagens da carteira do artesão:a dispensa de impostos, a participação dos eventos, as possibilidades de empréstimos, a aquisição de matéria prima em lojas de material de artesanato.
Ao final da solenidade, houve a apresentação de um vídeo sobre o Artesanato de Boa Saúde, produzido por José Alaí e foi servido um lanche pela Secretaria Municipal de Educação e Cultua.
 










 








 
            Artesãs e artesãos cadastrados:
          Adailre Augusto de Souza, Aline Milena Mendes, Adila Jaiza da Silva, Ana Maria de Lima, Ana Kaline Mendes Cabral Oliveira Sales, Antonia Valenrim da Hora, Angela Fernandes de Lima,,Daianna  Ângela de Oliveira Silva, Edivênia Maria de Souza, Emanoella Talita Silva Costa,  Erivalda Ferreira de Oliveira, Francisca Peixoto, Gilcélia Lopes da Silva, Ivanízia Gomes da Silva, José Leonardo Rodrigues da Silva, Layane Maylla Carvalho de Oliveira, Maria Albertina da Silva, Maria do Carmo Lima da Hora, Maria da Conceição de Macedo, Maria das Graças de Lima, Maria das Dores de Oliveira, Maria de Fátima Ferreira da Silva, Maria de Fátima dos  Santos  Silva, Maria Iara de Lima, Maria Josélia dos Santos Silva, Maria do Rosário Bernardo da Silva,   Marília Inácio da Silva Rodrigues, Marilângela Pinto da Silva, Manoel  Francisco  Neto,   Neilma Inácio Oliveira Gabriel, Neilma Inácio de  Oliveira Silva, Rita da Silva Oliveira, Sônia Dantas da Silva, Sumara Ferreira de Almeida, Zilma André Souza da Silva.