segunda-feira, 10 de outubro de 2011

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE ENCONTRA-SE EM REFORMA - PARTICIPE!

A igreja de Nossa Senhora da Saúde encontra-se em reforma, na sua parte interna. Na fase atual os trabalhos estão concentrados na capela-mor onde já foram realizadas algumas modificações, começando pela ampliação e mudança do piso e degraus da base da mesa do altar. O teto recebeu novo revestimento e novas luminárias. Na parede dos fundos, ao centro foi colocada a reprodução de um Cristo do artista plástico Cláudio Pastro, o responsável pelos painéis da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O Sacrário foi colocado à direita e o nicho de Nossa Senhora da Saúde à esquerda.

Além dessas obras executadas, a reforma terá prosseguimento com a colocação da mesa do altar e uma coluna onde será colocada a imagem do Cristo Crucificado. No momento os trabalhos estão parados e dependendo da arrecadação de novos donativos A continuidade e o ritmo das obras dependem da colaboração dos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Saúde. As pessoas que quiserem colaborar com os trabalhos de reforma de igreja de Nossa Senhora da Saúde deverão entrar em contato com Nicália, em Boa Saúde.

O responsável pelo projeto arquitetônico e que vem acompanhando pessoalmente todos os trabalhos é o Padre João Batista Chaves da Rocha, Pároco de Nossa Senhora da Conceição - Nova Parnamirim, Capelão da Polícia Militar e coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Natal.

O ARTISTA PLÁSTICO CLÁUDIO PASTRO

O escritor e artista plástico, Cláudio Pastro, com mais de 35 anos de dedicação à arte sacra e mais de 250 obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, afirma que é possível estar mais próximo e sentir a presença de Deus através da beleza e da arte. Para ele, a linguagem do sagrado revela-se por meio do acolhimento, da contemplação da beleza. E acrescenta: Ele (o homem) também pode criar a beleza divina quanto mais se aproximar do divino. Mas isso exige contemplação, oração. É preciso estar muito atento a Cristo.

Cláudio Pastro, nasceu em São Paulo, em 1948. Cursou teoria e técnicas de arte na França, na Espanha, na Itália, no México e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Tem realizado pinturas, vitrais, azulejos, altares, cruzes, vasos sagrados, esculturas, presbitérios, capelas, igrejas, mosteiros e catedrais no Brasil, Argentina, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal. Atualmente dá cursos de Estética e Arte Sacra em seminários, escolas teológicas, mosteiros, museus e faculdades.

Cristo - reprodução de uma obra de Cláudio Pastro

Sacrário - com a reprodução de uma obra de Cláudio Pastro


Nicho com a imagem de Nossa Senhora da Saúde

Pintura do Cristo e Cristo Crucificado


Aspecto atual da capela-mor