sexta-feira, 19 de abril de 2013

BOA SAÚDE/RN JÁ TEM O SEU CADASTRO DE ARTERSÃOS


Nos dias 17 e 18 de abril, técnicos do  PROART - Programa de Artesanato da SETHAS visitaram Boa Saúde e realizaram a seguinte programação: No dia 17, à noite, foi realizada uma oficina com as artesãs da Associação dos Artesãos com o objetivo aperfeiçoar o artesanato em fuxico e desenvolver novos modelos, tendo em vistas a participação nas próximas feiras. No dia 18 foi realizado o cadastro de artesãos, em Boa Saúde e no Córrego de São Mateus, totalizando 30 novos artesãos cadastrados.  
A Carteira de Artesão faz parte do Cadastro Nacional de Artesanato, do Ministério da Indústria e Comércio, sendo válida em todo território nacional. Com a referida carteira o artesão é isento do pagamento de impostos da sua produção, participa de feiras de artesanato, recebe apoio e incentivo do governo  e consegue descontos na compra de material e insumos em determinadas lojas.
O trabalho realizado por Marcílio de Souza, Gilson Firmino e Suetônia, técnicos da Equipe do PROART/SETHAS, contou com o apoio da Associação dos Artesãos de Boa Saúde e da Prefeitura Municipal de Boa Saúde, através da Secretaria  Municipal de Educação, Cultura e Desporto.   O Artesanato de Boa Saúde vem recebendo  incentivo na administração do Prefeito Paulo de Souza Segundo (Paulinho). 
Além das artesãs que fazem trabalhos em crochê e fuxico, foram cadastradas várias pessoas que desenvolvem outros tipos de artesanato, inclusive produtos com material reciclável, como é o caso de Adilson Vieira que tem como principal trabalho, escudos de times de futebol com lacre de latinhas de cerveja e de refrigerante.