terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO: NOSSA HOMENAGEM AOS NOSSOS MESTRES



Neste dia 15 de outubro, prestamos a nossa homenagem e reconhecimento a todos os professores do município de Boa Saúde, através da pessoa de Maria Almeida Galvão.
           Ela nasceu na Fazenda Trangola, no município de Currais Novos, mas muito jovem veio com os seus pais, Francisco Carolino de Almeida e Severina Pinheiro Galvão, residir em Boa Saúde em 1933.
Naquela época os jovens que cursavam o magistério em Natal, preferiam continuar na capital ou cidades maiores. A necessidade de professores no interior possibilitava, aos jovens, o ingresso no magistério sem a devida qualificação para o exercício da função. Assim, em 1949, Maria Almeida foi contratada pelo Governo do Estado como professora da Escola Isolada Dr. Mário Câmara em Boa Saúde, que atendia da 1ª a 3ª série do ensino primário.
Em 1950, Maria Almeida foi nomeada para lecionar em uma escola da zona rural do município de Currais Novo e em seguida foi transferida para lecionar na sede daquele município, o que lhe possibilitou fazer o curso ginasial.
Em 1962, Maria Almeida foi transferida para Natal, permanecendo na Escola Presidente Café Filho até 1977, quando assumiu o cargo de diretora da Escola Estadual Dr. Mário Câmara, em Boa Saúde, onde permaneceu por quatro anos. Na época, fez o Curso de Pedagogia da UFRN, concluindo em 1980, e, no ano seguinte, retornou a Natal e assumiu a direção da Escola Estadual Imperial Marinheiro até 1993, quando se aposentou e, a pedido, permaneceu na função por mais dois anos.
Maria Almeida teve uma vida dedicada à educação e ao convívio com a juventude. Em Boa Saúde, além do exercício das funções de professora e de diretora, preparava crianças e jovens para a 1ª Eucaristia e a Crisma, e estava sempre na linha de frente das Festas da Padroeira e demais eventos religiosos e sociais. Sua presença em Boa Saúde era constante, estivesse onde estivesse assumindo as funções de professora ou de diretora. Não abdicava de suas férias em Boa Saúde onde será sempre lembrada como a professora dedicada, a diretora exigente, mas, sobretudo, como uma grande figura humana e uma pessoa que gosta muito de viver e de servir.