terça-feira, 8 de março de 2011

Balneário Improvisado


A barragem sangrando, o que podemos chamar de belo espetáculo da natureza”, está proporcionando à cidade de Boa Saúde a geração do turismo de forma espontânea, sem que tenha ocorrido nenhum incentivo por parte do poder público municipal. Todos os dias e, principalmente nos finais de semana e agora pelo carnaval, além dos moradores da cidade, vêm pessoas dos municípios vizinhos para desfrutar da paisagem e tomar banho na barragem. Mas o lugar não tem infra-estrutura nenhuma para oferecer aos banhistas. Nem se quer, um sanitário público existe, o que certamente contribuirá para a poluição da barragem e dos seus arredores.

Pela demanda atual, de forma espontânea e que poderá aumentar se o local oferecer o mínimo de conforto aos visitantes, Boa Saúde poderá ter o turismo regional como uma alternativa de fonte de renda para os seus habitantes. Imaginem o que seria do local se dispusesse de um bar ou restaurante, com banheiros, bastante área verde e local para estacionamento. Isto deveria ser implantado de forma planejada. Evitando o improviso. Se a barragem, na verdade, se consolidar como um ponto turístico vai dar oportunidade ao dono de bar e restaurante mas, também, aos vendedores de picolé e sorvete, de coco verde, de água mineral, de tapioca, de pastel, de artesanato, etc.

Mas isso deve durar pouco. Como nos dois últimos anos, passado o período chuvoso, toda a água represada deverá descer rio abaixo, uma vez que nenhuma providência foi tomada em relação à revência da parede. Como em 2009 e em 2010, do belo espetáculo da natureza restará apenas a lama. Tomara Deus que no próximo ano a realidade seja outra.

Em oito anos, 3 022 funcionários federais foram expulsos por práticas ilícitas

“CGU apresenta balanço de punições por prática ilícitas

Brasília (AE) - Nos últimos oito anos, um total de 3 022 servidores públicos federais foi expulso devido a envolvimento em práticas ilícitas. Esse balanço foi divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e considera o período entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2011. Na contabilização dessas mais de 3 mil expulsões estão incluídos 2 589 casos de demissões; 252 destituições de cargos em comissão e 181 cassações de aposentadorias.

Segundo a CGU, o uso do cargo para obter vantagens foi o principal fator que motivou as expulsões, somando 1.604 casos, ou seja, 33,17% do total. A improbidade administrativa ocupou o segundo lugar, com 959 casos (19,83%). O terceiro principal motivo das expulsões envolve situações de recebimento de propina, com 294 casos (6,08%). O balanço divulgado pela CGU consolida informações sobre demissões, destituições de cargos comissionados e cassações de aposentadorias aplicadas a servidores públicos do Poder Executivo Federal.

Punições
O
Ministério da Previdência Social (MPS) teve a maior quantidade de expulsos entre 2003 e fevereiro de 2011, com 750 casos. Em segundo lugar ficou o Ministério da Educação, com 502 expulsões. Na terceira posição figura o Ministério da Justiça, com 399 servidores expulsos".

Fonte: Tribuna do Norte de 06/03/ 2011