sexta-feira, 16 de julho de 2010

O ARTESANATO DE BOA SAÚDE PARTICIPOU DE FEIRA EM RECIFE

No período de 02 a 12 de julho realizou-se no Centro de Convenções de Recife, Pernambuco, a XI FENEART, uma das maiores feiras de artesanato do país com a participação do artesanato do Rio Grande do Norte, através da SETHAS e do PROART - Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato. O estande do Rio Grande do Norte contou com o que existe de mais representativo e de melhor qualidade do artesanato de vários municípios, inclusive com o trabalho dos artesãos de Boa Saúde.
Além da XI FENEART, este ano a Associação dos Artesãos de Boa Saúde com o apoio do PROART, participou de várias feiras, inclusive da FIART realizada em Natal, em janeiro e do V Salão Nacional do Turismo, realizado em São Paulo, em maio.




NOVA IMAGEM DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA SAÚDE

A cidade de Boa Saúde/RN tem como padroeira Nossa Senhora da Saúde, cuja imagem em estilo barroco, tendendo para o neo-clássico, é do século XIX, provavelmente entre 1800 e 1860. Sua chegada ao então povoado de Boa Saúde ocorreu antes de junho de 1878, conforme documentos da época. Para a referida comunidade a imagem de Nossa Senhora da Saúde tem valores sacro, artístico e histórico, incalculáveis, se constituindo num patrimônio imaterial.
Com o objetivo de preservar a imagem original, a comunidade católica de Boa Saúde iniciou uma campanha para conseguir uma réplica que será esculpida em madeira com as dimensões, características e pintura, semelhantes à imagem original. A nova imagem será esculpida por Mestre Ambrósio que já fez trabalhos semelhantes para Acari e outras cidades e deverá substituir a imagem original nas peregrinações, carreatas e outros atos religiosos, contribuindo para a preservação da imagem centenária.
A campanha está sendo realizada através de doações em dinheiro e quem quiser participar deve procurar uma dessas pessoas: Padre César, José Alaí, Dorinha e Nicália.


Site de Mestre Ambrósio: www.ambrosiocordula.com.br