quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ROUBO DE ARMAS DA DELEGACIA DE BOA SAÚDE


Notícias ruins derrepente se espalham e ganham as páginas dos jornais e os programas policiais da TV e do rádio. Infelizmente é assim, mas por outro lado tem como objetivo alertar as autoridades e a população sobre o descaso com a segurança e outros setores da administração pública.
Vejam o que publicaram os principais jornais da capital e da grande Natal sobre a invasão e roubo de armas na delegacia de polícia de Boa Saúde.

DIÁRIO DE NATAL - 19/11/2010 - 16:34

"Comandante de Boa Saúde é afastado após invasão de bandidos em posto da PM

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) determinou na tarde desta sexta-feira, dia 19, o imediato afastamento do comandante do destacamento de Boa Saúde, o sargento Francisco Arimatéia, em decorrência das denúncias tornadas públicas pela imprensa de que dois populares dormiam na sede da unidade policial daquele município em troca de remuneração financeira. Tais denúncias dão conta que os populares permaneciam na unidade policial em virtude do sargento pernoitar em uma cidade vizinha.
A Sesed determinou ainda a abertura de procedimento na Corregedoria Geral para apurar as denúncias. Um oficial da Corregedoria seguiu para Boa Saúde com a finalidade de dar início ao procedimento investigativo.
Com relação ao roubo das armas da unidade militar, a Sesed informa que as polícias Civil e Militar estão empenhadas em identificar e prender os criminosos. Na tarde de quinta-feira, a polícia prendeu José Neto Filho, na cidade de Parnamirim, sendo reconhecido por testemunhas como um dos envolvidos no assalto..
Da redação do DIARIODENATALCOM.BR com informações da Degepol"
Extraído de: Potiguar Notícias - 18 de Novembro de 2010

"Pelotão da PM de Boa Sáude é assaltado

O Pelotão da Polícia Militar do município de Boa Saúde/RN foi assaltado na manhã de ontem (por volta das 10h20). Os bandidos renderam o único policial em serviço no local e levaram todas as armas da unidade - um fuzil.12, uma PT.40 e um revolver.38. O município de Boo Sáude tem cerca de 8 mil habitantes e um efetivo bem inferior ao que seria adequado. A Polícia Civil já está investigando o caso, mas até o momento não há nenhum pista dos suspeitos.
A ACS tem intensificado o trabalho na capital e interior do Estado e constatado um quadro de abandono nas cidades do interior. A entidade está preparando um dossiê com as denúncias para encaminhar para imprensa e Ministério Público. "A ACS vê com muita indignação mais um caso como essse. Já denunciamos a situação de falta de efetivo e de condições de trabalho no interior do Estado ao Governo do Estadp, Comando da Polícia Militar e Ministério Público, mas nenhuma providência foi tomada.
A Segurança Pública não passa de um faz de contas, muitos problemas foram detectados, desde alimentação a viaturas e armamentos. Em muitas das cidades visitadas, com mais de dois mil habitantes, foram encontrados apenas um policial. A ONU recomenda um policial para cada 250 habitantes. Na maioria das cidades o custo da segurança como combustível e alimentação está recaindo sobre as prefeituras, afirma o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN".
TRIBUNA DO NORTE
Publicação: 20 de Novembro de 2010 às 00:00
Ciro Marques - Repórte

"Suspeito preso

A atual falta de policiais civis no interior do Estado foi destaque depois que a Delegacia da cidade de Boa Saúde, a 69 quilômetros de Natal, foi assaltada e teve as armas roubadas na noite da última quarta-feira. No local, nada de agente da PC, escrivão ou delegado. Apenas um policial militar e dois vigias desarmados. A quadrilha que praticou o assalto, formada por seis homens, conseguiu fugir levando um fuzil 762, uma espingarda calibre 12, uma pistola .40 e um revólver calibre 38.


Na quinta-feira, a PM conseguiu encontrar nas proximidades da Igreja Universal, no bairro de Nova Descoberta, em Natal, um suspeito de envolvimento no crime. José Neto Filho, de 32 anos, que é funcionário público, trabalha como vigilante em uma escola municipal de Parnamirim.


O suspeito, no entanto, negou que tivesse envolvimento no crime, apesar de ter sido reconhecido pelo policial militar e pelos dois vigias. Por isso, o suspeito foi autuado em flagrante por assalto à mão armada, com cinco agravantes, entre eles, uso de violência, ameaça e manutenção de reféns em cárcere privado.


Punição
Em nota emitida ontem, a Secretaria Estadual de Segurança Pública comunicou o imediato afastamento do comandante do destacamento de Boa Saúde, o sargento Francisco Arimatéia, após as denúncias tornadas públicas pela imprensa de que dois populares dormiam na delegacia daquele município em troca de remuneração financeira.

A Sesed determinou ainda a abertura de procedimento na Corregedoria Geral para apurar as denúncias. Um oficial da Corregedoria seguiu para Boa Saúde com a finalidade de dar início às investigações.


A equipe da Tribuna do Norte foi a campo e visitou algumas delegacias de cidades próximas a Natal para constatar como está a questão da Segurança Pública nesses locais. O que se encontrou foram delegacias inadequadas, sem agentes ou escrivães da Polícia Civil e, em alguns casos, ainda com presos".

TRIBUNA DO NORTE

"Sesed afasta comandante do destacamento de Boa Saúde

Publicação: 19 de Novembro de 2010 às 17:07
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) determinou na tarde desta sexta-feira (19) o imediato afastamento do comandante do destacamento de Boa Saúde, o sargento Francisco Arimatéia, em decorrência das denúncias tornadas públicas pela imprensa de que dois populares dormiam na sede da unidade policial daquele município em troca de remuneração financeira. Tais denúncias dão conta que os populares permaneciam na unidade policial em virtude do sargento pernoitar em uma cidade vizinha.


A Sesed determinou ainda a abertura de procedimento na Corregedoria Geral para apurar as denúncias. Um oficial da Corregedoria seguiu para Boa Saúde com a finalidade de dar início ao procedimento investigativo.


Com relação ao roubo das armas da unidade militar, a Sesed informa que as polícias Civil e Militar estão empenhadas em identificar e prender os criminosos. Na tarde de quinta-feira, a polícia prendeu José Neto Filho, na cidade de Parnamirim, sendo reconhecido por testemunhas como um dos envolvidos no assalto.


Com informações da assessoria de comunicação da Sesed".