domingo, 8 de janeiro de 2012

Multa por uso irregular do dinheiro público ficou maior

Segundo matéria do Jornal Tribuna do Norte, deste domingo (08 de janeiro de 2012) foi aprovada nova Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, que entre várias ações, multiplica por dez o valor das multas aplicadas contra o gestor público - governadores, prefeitos e secretários - que cometer irregularidade com dinheiro público. Pela antiga lei, em vigor desde 1994, o gestor pagava mil reais por cada infração cometida. Com mudança, passa a pagar até R$ 10 mil por irregularidade. O valor pode ser ainda maior. Se causar dano aos cofres públicos, o gestor terá de ressarcir até 100% dos recursos desviados.

Durante o ato de sanção da nova lei pela governadora Rosalba Ciarlini, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Valério Mesquita, afirmou que "O Tribunal de Contas do Estado vive um momento profundo e significativo. Sua nova Lei Orgânica, aguardada há 17 anos, chega como uma Lei democrática, pois foi amplamente discutida com todos os segmentos do Tribunal". Para a governadora Rosalba Ciarline, a nova Lei vai ajudar o TCE/RN a fazer um trabalho melhor e mais completo, adaptado à nova realidade da sociedade.
Tribunal de Contas do Estado poderá aplicar multa de R$ 10 mil por cada infração cometida
Tribunal de Contas do Estado - Foto: Emanuel Amaral

ACARI: UMA DAS CIDADES MAIS LIMPAS DO BRASIL!

Igreja Matriz de Acari / RN



Açude Gargalheiras - Acari /RN




Uma cidade limpa e bonita trás orgulho para os seus governantes e para os seus habitantes, como acontece com Acari, no sertão do Rio Grande do Norte.

A cidade de Acari é uma das cidades mais antigas do Seridó. Em 1835, desmembrou-se de Caicó e passou a município. Tem 11.182 habitantes. Antiga aldeia dos índios cariris, seu nome tem origem em um tipo de peixe com escamas ásperas e deliciosa carne branca, comum no rio Acauã, que banha parte do município.

Pela suas características de cidade limpa, Acari já recebeu destaque da Rede Globo, no programa “Mais Você” de Ana Maria Braga que assim se expressou sobre a cidade: “É um lugar diferente e pode ser uma boa indicação para a sua próxima viagem”. O programa apresentou uma reportagem da repórter Nádia Bochi mostrando todas as belezas do lugar e destacando a limpeza da cidade e o orgulho de seus habitantes e governantes pelo fato de Acari ser considerada uma das cidades mais limpa do país.

Boa Saúde, situada no Litoral Agreste do Rio Grande do Norte está ficando uma cidade bonita. Isto ninguém pode negar. E, agora, por ocasião do período natalino, quando a cidade recebeu decoração e iluminação especial, ficou ainda mais bonita.

Centro Cultural "Vila de Boa Saúe"

Praça Nossa Senhora da Saúde

Mas, Boa Saúde tem situações que precisam ser resolvidas para realmente ser considerada uma cidade bonita e limpa. A situação da barragem do rio Trairi que há três anos fica seca logo após o inverno e o matadouro, cujo prédio construído na administração do prefeito anterior ainda não funciona; são apenas dois exemplos de problemas.

Situaçãao atual da barragem no Rio Trairi

ARTESÃS DE BOA SAÚDE PARTICIPARÃO DA 16ª FIARTE

No período de 20 a 29 deste mês de janeiro de 2012, será realizada no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, a 16ª FIART – Feira Internacional de Artesanato. A referida feira no ano passado reuniu trabalhos de artesãos de 18 países, além de uma ampla programação gastronômica e cultural. A 16ª FIART deve receber cerca de 75 mil visitantes durante os 10 dias de programação. Este ano, espera-se que esses números sejam superados.
O artesanato do Rio Grande do Norte estará representado através dos seus mestres em artesanato e arte popular, seus artesãos autônomos e associações de artesãos, contando com o apoio do PROART, programa do Governo do Estado, que tem como objetivo apoiar e incentivar o artesanato como elemento da nossa cultura e atividade geradora de renda.
As artesãs de Boa Saúde estão se preparando e produzindo a todo o vapor para participarem da FIART. Neste dia 07 de janeiro, atendendo convite da Associação dos Artesãos de Boa Saúde estiveram na cidade os técnicos em artesanato Marcílio de Souza e Gilson Firmino, participando de reunião com os artesãos e orientando aspectos da produção. Referindo-se ao artesanato que é produzido pelas artesãs de Boa Saúde e comercializado em feiras realizadas no estado e no país, Marcílio – técnico do PROART - disse que ele é uma referência, se destaca pelo tipo de artesanato e pela qualidade, mas os artesãos precisam manter-se atualizados e preocupados com a qualidade dos produtos. Dentre as novidades que estão sendo produzidas para a FIART, destacam-se um conjunto de cama (colcha e travesseiros), almofadas e saídas de praia produzidos em crohê e fuxico da vovó. Confira as fotos. Clique em cada foto e verá em tamanho maior.