domingo, 9 de dezembro de 2012



Saturday, December 08, 2012



BOA SAÚDE: 59 anos de emancipação política

Foto tirada por ocasião de visita do prefeito de São José de Mipibu, Aureo Paiva, a Boa Saúde em 1930. Foto arquivo de Murilo Paiva Lopes

Neste dia 11 de dezembro de 2012 o município de Boa Saúde, situado na região Agreste do Rio Grande do Norte, completa 59 anos de emancipação política.
O povoamento da região teve início na primeira metade do século XIX, com a expansão do território de São José de Mipibu. Documentos comprovam a existência de habitantes na área do atual município de Boa saúde bem antes de 1859. As famílias mais antigas, que se tem notícia, são: Saca, Ferreira e Nunes. Pertencente à família Saca, Antônio Badamero muito contribuiu para a formação do povoado de Boa Saúde como carpinteiro, pedreiro e oferecendo “arrancho” aos tropeiros nas suas idas e vindas do Sertão para o Agreste. Foi com a chegada dos Cachoeira que teriam vindo do sertão da Paraíba e estabeleceram-se em várias partes do território, desenvolvendo a agricultura e a criação de gado, o povoamento tomou novo impulso.
Igreja de Nossa Senhora da Saúde depois de ter passado por uma reforma

Existe mais de uma versão quanto à origem do nome Boa Saúde. Uma de que romeiros teriam trazido a imagem de N.S.da Saúde, do Juazeiro no Ceará, e que a partir daí o povoado passou a chamar-se Boa Saúde. Outra, de que os Cachoeira teriam construído uma capela dedicada a Nossa Senhra da Saúde, depois que uma pessoa da família ficou curada após banhar-se no rio onde existia muito muçambê. E, ainda a mais provável, de que um viajante teria adoecido e ao ficar curado teria exclamado: “este é um lugar abençoado, um lugar de muita saúde”. Depois do ocorrido, Luiz Cachoeira mandou construir uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, cujo pedreiro foi Antônio Badamero. A imagem da santa teria vindo de Portugal o que é mais provável, pois o nome Boa Saúde já era citado em documentos de 1878, enquanto as romarias ao Juazeiro, no Ceará, se intensificaram onze anos depois, a partir de 1889.
Grupo Escolar Dr Mário Câmara contruído em 1935,
no local atualmednte existe o prédio do Correio

No início da década de 1930, Boa Saúde passou a fortalecer-se como povoado, contando com uma concorrida feira. Com o desenvolvimento da cultura do algodão, chegou a possuir duas bolandeiras. As principais lideranças da época eram José Heronides da Câmara e Manoel Joaquim de Souza (Neco de Sinhá). Em 1935 foram construídos o mercado público, o grupo escolar e a uma cadeia. No ano seguinte passou a Zona Fiscal”, sendo instalada uma agência arrecadadora e, em 1938 foi elevada à categoria de vila.



EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O movimento pela emancipação política foi iniciado no final da década de 1940, tendo como principal liderança Antônio Augusto de Souza, contando com Manoel Teixeira de Souza e Manoel Ribeiro de Andrade. A criação do município ocorreu em 11 de dezembro de 1953, com a denominação de Januário Cicco, em homenagem ao Dr. Januário Cicco, médico nascido em São José de Mipibu. Foi nomeado prefeito, o Tenente Adauto Rodrigues da Cunha.


Antônio Augusto de Souza
 

A primeira eleição municipal foi realizada em 03/10/1954, sendo eleitos como primeiro prefeito constitucional Manoel Teixeira de Souza (Nezinho de Souza) e como vice-prefeito José Batista Xavier. Depois de 37 anos como Januário Cicco, através da Emenda Nº 01 à Lei Orgânica do Município, datada de 02/02/1991,o município passou
a chamar-se Boa Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação dos seus habitantes. Mas faz-se necessária a realização de um plebiscito e a aprovação pela Assembleia Legislativa para que o nome oficialmente seja Boa Saúde. Para o IBGE e os orgãos da Administração Federal o município continua com o nome de Januário Cicco. Esperamos que essa duplicidade de nomes  seja resolvida e que a oficialização do nome de Boa Saúde seja uma das prioridades da nova administração que se inicia em 01 de janeiro de 2013.

 





Manoel Teixeira de Souza (Nezinho)
Nestes 59 anos de emancipação política o município de Boa Saúde foi administrado pelos seguintes prefeitos: Adauto Rodrigues da Cunha, Manoel Teixeira de Souza (Nezinho), Manoel Ribeiro de Andrade, José Aldo Barbalho, Aliete de Medeiros Paiva, Paulo de Souza, Rivaldo Gomes Brandão, João Félix Neto e Maria Edice Francisco e Félix.
Atualmente, o município de Boa Saúde conta com uma população de 9.011 habitantes, sendo que 3.209 residem na zona urbana (35,6%) e 5.802 residem na zona rural (64,4%).


ASPECTOS ATUAIS DE BOA SAÚDE

Vista parcial de Boa Saúde
Vista parcial a partir da ponte sobre o rio Trairi




Atual igreja de Nossa Senhora da Saúde



Interior da igreja de Nossa Senhora da Saúde


Praça Nossa Senhora da Saúde no centro da cidade

Espaço Cultural Vila de Boa Saúde no centro da cidade