domingo, 24 de março de 2013


Como reduzir os triglicerídeos

Dr. Arthur Frazão (Médico)

Uma forma económica de reduzir os triglicerídeos altos do sangue é exercitar-se ao ar livre e adotar uma alimentação saudável, diz estudo. Segundo estudos, para baixar os níveis de triglicerídeos por vezes não é necessário tomar medicamentos, se o indivíduo adotar um novo estilo de vida. Caminhar ou nadar são os exercícios que mais dão prazer e podem ser realizados fora da academia de ginástica. Para o benefício, basta praticar a atividade no mínimo 3 vezes por semana por pelo menos 40 minutos seguidos. Além disso, deve-se: adotar uma dieta rica em legumes cozidos, verduras e frutas cruas, cereais e carnes magras grelhadas e diminuir a quantidade de gordura animal na dieta.

Receita de suco de frutas para diminuir os triglicerídeos

Ingredientes: 2 copos de água, 2 rodelas de abacaxi, 1 laranja com bagaço, 1 limãoModo de preparo

Bata todos os ingredie

ntes no liquidificador, coe, adoce e beba diariamente, 2 vezes ao dia, de manhã e à noite. O bagaço da laranja e o abacaxi possuem fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea contribuindo para baixas os valores de colesterol e de triglicerídeos. Os triglicerídeos no sangue são uma espécie de gordura no sangue, vinda da alimentação, quando ela atinge valores acima de 200mg/dl podem ser prejudiciais ao organismo, principalmente para o coração.

Remédio caseiro para triglicerídes

Um excelente remédio caseiro para baixar otrigliglicerídeo é a maçã. A receita caseira e natural para baixara taxa de triglicerídeo é comer uma maçã em jejum todos os dias. O suco natural de maçã também é válido. A substância que atua na redução da taxa de triglicerídeos é o ácido máico presente na maçã. Reduzir da dieta o consumo de cereais refinados e açúcares como leite condensado, geléia e bolachas recheadas, ajudam no tratamento para redução do triglicerídeo do sangue.

Dieta para Triglicerídeos


Tatiana Zanin (Nutricionista)


A dieta mais indicada para indivíduos que estão com a taxa de triglicerídeos alta envolve o consumo de alimentos ricos em omega 3 como: salmão,farinha de feijão-branco,limão,berinjela, nozes. Os alimentos são ricos em ômega 3, diminuem a absorção dos triglicerídeos e facilitam o metabolismo das gorduras.

A dieta para triglicerídeos envolve:

  • Redução de alimentos gordos e doces da alimentação;
  • Perda de peso (em caso de sobrepeso ou obesidade);
  • Tratamento da diabetes (quando presente);
  • Exercício físico (de intensidade moderada e regular);
  • Diminuição do consumo de bebidas alcoólicas.

Os triglicerídeos são uma espécie de gordura no sangue, e quando alcança valores acima de 200 mg/dl, é considerado triglicerídeo alto e deve ser tratado.  O melhor profissional para tratar a hipertrigliceridemia é o cardiologista, que de acordo com a necessidade irá prescrever medicação adequada