terça-feira, 6 de março de 2012

FALECEU O SENHOR ROBÉRIO XAVIER AOS 94 ANOS DE IDADE



Faleceu no dia 02 de março de 2012, o Senhor Robério Xavier do Nascimento, que durante muitos anos residiu no Córrego de São Mateus, no município de Boa Saúde/RN. Seu Robério foi uma grande liderança, um homem respeitado e muito atuante na comunidade e tem muito a ver com a história do Córrego de São Mateus.

O início do povoado aconteceu de forma dispersa pela segunda metade do século XIX. Foi a partir iniciativa de Seu Robério, na década de 1940, que os moradores começaram a construir suas residências preocupando-se com o alinhamento das casas. .

Outra iniciativa sua foi a construção da primeira capela do Córrego de São Mateus, dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em agradecimento pelo fim da Segunda Guerra Mundial e pelo fato de não ter participado da mesma, apesar de ter sido convocado. A construção do primeiro Mercado de Córrego de São Mateus em 1946, também foi uma iniciativa de Seu Robério, bem como, a realização de uma feira semanal, aos domingos.

Seu Robério durante décadas foi um dos principais comerciantes de Córrego de São Mateus, além de proprietário rural e produtor de farinha de mandioca. Sua participação na política se limitou ao exercício da função de vereador da Câmara Municipal de Boa Saúde, na primeira legislatura, no período de 01 de janeiro de 1955 a 31de janeiro de 1960.

Era casado com a professora Josefa de Oliveira Xavier, uma pessoa muito influente na comunidade como educadora, sendo inclusive a primeira professora a lecionar o curso primário completo, no município de Boa Saúde.

Seu Robério foi um homem de visão. Um empreendedor que prestou inúmeros serviços ao Córrego de São Mateus e ao seu povo. Foi muito justa a homenagem que recebeu da Prefeitura de Boa Saúde, colocando o seu nome numa das praças públicas de Córrego de São Mateus, atendendo a uma reivindicação da comunidade.