domingo, 4 de agosto de 2013

BOA SAÚDE/RN - POÇO DA PEDRA GRANDE



 
Um lugar histórico e bonito que precisa  ser preservado!


 


Fotos disponíveis na internet

Como em outras regiões do Brasil, no Nordeste, o carro de boi, o cavalo e o burro foram responsáveis pela abertura das estradas e pelo surgimento de lugarejos, povoados e cidades. Esses meios de transporte encurtavam distâncias e supriam as necessidades de abastecimento do interior. Foram os tropeiros, os principais responsáveis por essas atividades, usando o burro mulo para o transporte e intercâmbio de mercadorias.  
Foi o movimento intenso dos tropeiros que assegurou a ligação entre o sertão e o litoral agreste do Rio Grande do Norte. Foram: a dureza das viagens e o peso das cargas que obrigaram determinadas paradas, fazendo surgir os locais de pouso. Boa Saúde foi um desses locais, tendo como atrativos o Poço da Pedra Grande, no rio Trairi e o arrancho oferecido aos tropeiros, inicialmente, por Antônio Badamero  e depois por José Calazans, Júlio Elias e Maria Júlio.


Os moradores mais antigos de Boa Saúde sabem a importância que o Poço da Pedra Grande teve no passado, contribuindo para a formação e crescimento do povoado. O Poço da Pedra Grande sempre fez parte da vida da população de Boa Saúde. Durante os períodos de estiagem ele sempre manteve uma reserva de água, proporcionando o banho das pessoas, quando na localidade não existia água encanada e, garantindo água de beber para o gado e demais animais, quando secavam os pequenos açudes e lagoas. Proporcionava, também, a pesca logo depois do período das enchentes, quando  existia um maior volume de peixes trazidos pela correnteza das águas.



 
 




Em cima da Pedra Grande existem alguns tanques que juntam água da chuva. No passado essa água era usada para lavagem de roupas.  Nos dias de rio cheio, a Pedra Grande transformava-se numa espécie de mirante onde as pessoas apreciavam a correnteza do rio e o movimento dos nadadores que atravessavam o rio a nado, de um lado para o outro, conduzindo  pessoas e mercadorias ou  fazendo arriscadas manobras para salvar animais.

 
 

 
 
Mas, apesar da sua importância histórica o Poço da Pedra Grande e os seus arredores sempre foi uma propriedade privada. Já é hora de transformá-lo num espaço público e bem preservado uma vez que se constitui um patrimônio da cidade de Boa Saúde, pelo seu valor histórico e potencial turístico.

 

O Poder Legislativo e o Poder Executivo Municipal de Boa Saúde poderiam transformar o Poço da Pedra Grande num local de interesse público, como área de preservação ambiental, atração turística e espaço de lazer, integrado à barragem.

Texto e Fotos de José Alaí de Souza