domingo, 22 de abril de 2012

COPA DO MUNDO 2014:


Construção da Arena das Dunas - Natal/RN
Portais da transparência estão desatualizados
Desde que o Brasil foi anunciado como país-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014, ao final do mês de outubro de 2007, uma das palavras mais ouvidas pela população brasileira foi transparência. Em outras palavras, o termo consiste em clareza, limpidez. Desta forma, os recursos destinados pelo Governo em qualquer uma das suas instâncias - Federal, Estadual ou Municipal - seriam rigorosamente acompanhados por quem se interessasse em fiscalizá-los através das Salas de Transparência instaladas nas cidades-sedes do Mundial e nos portais de acompanhamento das obras de construção e reforma dos estádios, mobilidade urbana, intervenção em portos e aeroportos.

O Governo Federal, ainda em 2007, afirmou que todos os gastos, investimentos e repasses de recursos públicos às cidades-sedes com vistas à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 seriam minuciosamente expostos em "Portais da Transparência" e que a população poderia realizar o "controle social" com o acompanhamento das informações que deveriam ser atualizadas sempre que houvesse uma movimentação em determinado processo financiado por parte dos R$ 26,5 bilhões previstos para serem consumidos com a estruturação das doze capitais brasileiras que sediarão os jogos.

A realidade, porém, ainda está aquém do esperado pelo próprio Governo Federal e, principalmente, pelos representantes da sociedade civil interessados em acompanhar os gastos. Falta "clareza" aos portais da transparência e existem pelo menos cinco portais na internet com dados globais sobre o evento, criados pela Controladoria Geral da União (CGU), Senado Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério do Esporte e Instituto Ethos. Faz-se necessário o trânsito permanente de informações entre Governos Municipais, Estaduais e Federal para que os sites estejam sempre atualizados, o que infelizmente não está acontecendo.
Fonte: Tribuna do Norte