domingo, 3 de fevereiro de 2013

BOA SAÚDE: Encerramento da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde

Como acontece todos os anos, de 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013, ocorreu mais uma Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Boa Saúde/RN, mais uma vez, sob a coordenação de Padre Jonerikson, vigário de Serra Caiada.
A devoção a Nossa Senhora da Saúde surgiu inicialmente na América Latina, no México, quando em 1538, os índios Patzcuaro esculpiram sua primeira imagem.
Em Portugal teve início em Lisboa, em 1569, por ocasião de uma grande peste.
No Brasil essa devoção foi trazida pelos portugueses para os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais e, depois se expandiu para todo o Brasil.
No Rio Grande do Norte, na cidade de Boa Saúde, essa devoção começou com a construção da capela e a vinda da imagem da Europa, mais provavelmente de Portugal, por iniciativa de Luiz Francisco da Costa, conhecido como Luiz Cachoeira, há mais de 135 anos.
A Festa de Nossa Senhora da Saúde não reune apenas os católicos de Boa Saúde. Nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro, a quantidade de pessoas que se reune na cidade é em torno de 10 mil pessoas, principalmente por ocasião da procissão e da missa de encerramento. São boasaudenses ausentes e visitantes de vários municípios do Rio Grande do Norte e de outros estados que se misturam aos devotos e pagadores de promessas que, por anos seguidos, mantem essa fidelidade movida pela fé.
A seguir: um registro dos principais momentos  do encerramento da festa:

Momentos de contemplação:


 

 
 
Momentos de agradecimento:
 
 




 
 
 
 

 
Momentos da Caminhada de Fé:
 
 
 

 

 
 
Fotos de José Alaí de Souza - Reprodução permitida citando a fonte


 

BOA SAÚDE: Festa da Padroeira - Aspectos da Festa de Rua

A Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Boa Saúde/RN tem o seu lado sagrado onde as pessoas expressam a sua fé e religiosidade participando das celebrações, agradecendo graças alcançadas, fazendo pedidos e pagando promessas. Mas tem o seu lado profano: a chamada e divertida "festa de rua", onde as pessoas de todas as idades se encontram, esquecem a rotina e os problemas do dia a dia para se divertirem das mais diversas formas, seja no parque de diversões, nos jogos, nas barracas de bebiba, nas bancas de comida ou no comercio de artigos religiosos, artesanato, bijouterias e artigos diversos. Quem quiser voltar para casa com uma tatuagem também pode dispor desse serviço. Esse lado da festa da padroeira, também, porporciona renda a muitas pessoas, principalmente, aos vendedores ambulantes que vem da capital e de muitos municípíos da região
Há ainda os que frequentam a "festa do rio" um acontecimento que se repete ha tantos anos, que não passa desapercebido  da comunidade e dos visitantes.
 A seguir: aspectos da "festa de rua" de 2013:



 


 



 

 



 






 
 
 
 
 
 
 




 
 
 
 
Fotos de José Alaí de Souza - Reprodução permitida citando a fonte