quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PRODUÇÃO DE CASTANHA DECAI NOS ÚLTIMOS ANOS EM BOA SAÚDE


A produção de castanha de caju produzida no município de Boa Saúde/RN totalizou 280 toneladas, numa área de 800 há, com um rendimento médio  de 350 k/há. O valor da produção anual foi de R$ 252 mil reais. Isto ocorreu em 2009 e de lá para cá, a cada ano, a produção de castanha no município vem decrescendo.

Fatores climáticos como a irregularidade das chuvas, nos últimos anos, têm contribuído para que isto esteja acontecendo. Mas as principais causas são outras e os produtores colocam a culpa na falta ou irregularidade do inverno.

Não precisa ser estudioso, ou especialista no assunto, para perceber que a quantidade de castanha produzida por um cajueiro, depende da idade e do tipo de planta, além de outros aspectos relacionados ao manejo da cultura. Um cajueiro comum tem uma vida útil de aproximadamente 35 anos. A partir dessa idade, decai a produção, como acontece atualmente com a maioria da plantação de cajueiros do município de Boa Saúde. Está tornando-se comum entre os agricultores a  derrubada dos cajueiro velhos que quase não produzem mais. E assim, do jeito que vai, o município vai perder uma das principais fontes de renda.

E agora? O que fazer?

Em primeiro lugar teria que se criar uma mentalidade voltada para a solução do problema, que precisa ser discutido pelos agricultores, nas conversas de boca de noite, no sindicato e nas associações comunitárias, com a participação de técnicos da Emater e representantes da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Agricultura. Somente com essa mobilização e com um plano de ação voltado para a revitalização da cultura do caju, o município voltará a ser um dos principais produtores de castanha do Estado. Uma ação que, de imediato, poderia fazer parte desse plano seria a aquisição de mudas de cajueiro-anão-precoce pela Prefeitura, junto a Secretaria de Agricultura do Estado para distribuição com os agricultores, no início do próximo inverno.

 

As principais características do cajueiro comum e do cajueiro-anão-precoce:
 0 cajueiro comum tem porte alto (8 m a 15 m de altura e 10 m a 20 m de diâmetro de copa) e início de produção a partir do terceiro ano, em ambiente favorável. Em condições de estresse, a planta pode florescer até no primeiro ano. 0 peso da castanha varia de 3 g a 33 g e o do pedúnculo, de 20 g a 500 g, a capacidade produtiva individual é maior (existem plantas com mais de 100 kg de castanha por safra); estabilidade de produção a partir do décimo segundo ano; vida útil média de aproximadamente 35 anos; e ciclo produtivo anual em torno de cinco meses.
0 cajueiro-anão-precoce tem porte baixo (até 6 m de altura e 6 m a 9 m de diâmetro de copa); início da produção entre seis e 18 meses de idade; peso da castanha de 3 g a 15 g e do pedúnculo de 20 g a 160 g; menor capacidade produtiva individual (ate 65 kg de castanha por safra); ciclo produtivo de seis a sete meses em região seca, podendo atingir dez meses sob irrigação evida útil aproximada de 35 anos.

 

 

FESTA DA PADROEIRA 2014:


Estamos nos aproximando da Festa da Padroeira, e nestes dias que antecedem os festejos, no período de 24 de janeiro a 02 de fevereiro, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Saúde está sendo recebida pelas famílias da cidade, em suas casas, numa grande demonstração de fé e devoção.
Enquanto isto, a imagem original de Nossa Senhora da Saúde permanece  na igreja, pela sua necessidade preservação e por tratar-se de uma obra centenária, de origem portuguesa, provavelmente do início século XIX.
Não é sabido exatamente há quantos anos teve início a Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Boa Saúde. Entretanto, neste ano de 2014, o referido evento religioso deve estar completando mais de 136 anos de realização. Como é sabido, o nome de Boa Saúde surgiu no período da formação do povoado, em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, depois da construção da capela e  da vinda da imagem de Portugal. Documento datado de 1878 (Boa Saúde - Origem e História pág. 32)  comprova a existência do povoado com o nome de Boa Saúde, o que nos leva a crer que a Festa de 2 de Fevereiro vem sendo realizada há mais de 136 anos.