terça-feira, 23 de abril de 2013

FINAL DE SEMANA COM MUITA CHUVA NA REGIÃO OESTE DO RN

 
Campo Grande: barragem sangrando

O jornal Tribuna do Norte, edição de terça feira, 23/04 trouxe notícias sobre chuvas na região Oeste do Estado. Veja matéria dos
reporteres Leandro Cunha e Valdir Julião.     
"Oeste registra bons índices de chuva
A região do Oeste potiguar e no Seridó teve registro de chuva em abundância no último final de semana. Segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn),  teve ocorrências de chuvas, entre a última sexta-feira (19) e o amanhecer de ontem, em 92 dos 167 municípios do Estado.  A previsão para o dia de hoje é de tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuva.
O maior registro de chuva no Oeste foi no município de Campo Grande, com 322, 5 milímetros, seguido de Itaú e Mossoró, com 212 e 203,5 milímetros, respecpivamente. Para se ter uma ideia, o que choveu em Itaú somente, no final de semana passado, foi mais do que o volume registrado em 2012. 
Em Campo Grande/RN, na manhã do sábado (20), um veículo derrapou na pista molhada e desceu o aterro, quase caindo na sangria do açude, próximo a Fazenda Recreio.  No município, a barragem do campo de aviação (barragem da Pepeta) está sangrando desde o sábado.  Em Mossoró, em virtude das fortes chuvas, foi disponibilizado à população um número da Defesa Civil para ações de assistência à população das áreas ribeirinhas da cidade. 
Até o domingo foram feitos 37 atendimentos, principalmente nos arredores do bairro Quixabeirinha. O grupamento ambiental está realizando monitoramento nos pontos críticos do Rio Apodi-Mossoró. Do sábado para domingo foi registrado pela Defesa Civil e pela Subsecretaria de Serviços Urbanos a queda de 100 árvores.
Em Serra Negra do Norte, onde choveu 117,7 milímetros,até às 8h de ontem, faltavam 50 centrímentros para a barragem Dinamarca, reservatório que abastece a cidade com capacidade de sete milhões de metros cúbicos de água, sangrar. No mês de janeiro a barragem Dinamarca estava seca. 
A jornalista Joamma Diniz, moradora da cidade, disse que o prefeito Urbano Faria estuda, junto a Secretaria Municipal de Saneamento, Recursos Hídricos e Abastecimento, um levantamento para dispensar os carros-pipa, além de confirmar para amanhã a volta do abastecimento. “Todos estão muito felizes e está quase tudo certo que na quarta-feira o abastecimento volte ao normal”, disse a jornalista. 
A barragem da comunidade rural Sítio Encampinado, em Timbaúba dos Batistas também  amanheceu sangrando já no sábado (20). O local que fica na mesorregião potiguar choveu 139 milímetros no final de semana, dos quais somente de sexta para o sábado choveu 148 milímetros".
 
Fonte: Tribuna do Norte