sábado, 15 de dezembro de 2012


SENHORES PREFEITOS E VEREADORES:

RESPEITO À POPULAÇÃO E SERIEDADE COM OS RECURSOS PÚBLICOS!

 

Estamos na véspera dos novos vereadores e prefeitos assumirem os seus postos e os poderes que lhes foram delegados no legislativo e no executivo municipal.  Postos e poderes dados por nós eleitores, na hora do voto, no dia da eleição.

Na euforia das carreatas, na empolgação dos comícios escutamos mais as promessas do que analisamos as propostas de governo. Nas cores das bandeiras, das camisetas e dos bonés ficamos anestesiados por esse ou aquele candidato. Contou, também, na escolha, algum favor ou benefício em troca do voto, pois como é sabido, mesmo com a proibição da Justiça Eleitoral, rolou muito dinheiro nas eleições passadas.

A hora agora é de expectativa! É de pensar no coletivo! É de compromisso com a comunidade! Os problemas existem e são conhecidos por todos.  Cabe aos vereadores mostrarem para que foram  eleitos. Se para legislarem em favor do povo ou para servirem aos interesses pessoais e dos chefes políticos aos quais estão ligados. Cabe aos prefeitos governar pensando na população do município. O corte de terra deve atender a todos os agricultores. A ambulância, os serviços ambulatoriais, os medicamentos devem servir a todas pessoas, assim como  os programas sociais. Além da necessidade de oferecer serviços de educação e de saúde, de qualidade, as novas administrações devem encarar problemas como a situação da seca sem medidas paliativas. O carro pipa e a distribuição de cestas básicas são medidas emergenciais. Soluções de convivência com o problema devem ser buscadas e efetuadas como a implantação de sistemas de abastecimentos de água, para citar só um exemplo.

É fácil e agrada a muita gente a adoção da “Política do Pão e Circo”. Mas não é com a distribuição de alimentos e a realização de festas e shows, de vez em quando, que se resolverá os problemas da população mais pobre. A administração municipal deve adotar políticas públicas de geração de trabalho e renda. E muita coisa só depende de uma decisão.   Reciclagem de lixo gera trabalho e renda, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. Adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e para a alimentação servida nos hospitais contribui para o aumento da renda familiar.Estes são dois exemplos apenas que podem ser postos em prática. Muitas outras atividades podem ser planejadas e executadas a partir da realidade e das potencialidades locais. Basta vontade política, respeito à população e seriedade na aplicação dos recursos públicos.