sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Marcos Valério está certo mas no tempo errado


No Brasil, política não se faz com idéias mas com poder e dinheiro. Muito dinheiro! E no Brasil redemocratizado pós era de domínio militar, a antiga polarização de forças políticas entre o PDS – antiga ARENA, depois PFL e hoje DEM, que apoiava os governos militares ditatoriais – e o MDB – hoje PMDB e que tentava fazer oposição – dividiram o espaço político, após a Constituição de 1988, com a pluralidade partidária que acabou de vez com a política ideológica, favorecendo a criação de siglas fisiológicas em defesa de interesses individuais.


E nessa excessiva divisão política, surgem os partidos com influências comunistas como, por exemplo, o Partido dos Trabalhadores. Radicais no início, abrandaram o discurso para conseguirem adeptos não simpatizantes dos regimes comunistas e socialistas, assim como fizeram acordos aqui e ali para assumirem o poder. E assumiram, graças a mim e a maioria democrática.


Mas assumir o poder e mantê-lo não é tarefa fácil. O jogo de interesses não se restringe às discussões de caráter público e é aí que vem o desmoronamento da ideologia política. Ocultos lobistas, anônimos muitas vezes, infiltram-se nos gabinetes do poder propondo e negociando vantagens tentadoras paralelamente ao trâmite governamental.


Marcos Valério era um desses. Roberto Jefferson, José Genoíno e José Dirceu aproveitaram-se do momento para cooptar novas adesões políticas e fortalecer seus partidos e o próprio governo recém empossado. E nesse jogo político-financeiro que funcionou no governo pessedebista mineiro e alcançou o governou Lula, não dá pra acreditar que o mandatário da nação não soubesse o que acontecia nos bastidores. O presidente Lula sabia do que estava acontecendo, assim como seus opositores também sabiam e sabem como funciona a política no Brasil. No Brasil, NÃO EXISTE APOIO POLÍTICO SEM DINHEIRO OU SEM TRANSFERÊNCIA DE PODER E CARGOS.


E agora, depois de se tornar o maior prejudicado no julgamento da Ação Penal 470, o senhor Marcos Valério resolve denunciar, sem provas, o ex-presidente Lula. Tarde demais! Condenado, fica desacreditado. E com a denúncia tardia, complica-se ainda mais. Infelizmente, Marcos Valério perdeu-se no tempo. Acreditava na sua absolvição porque estava ao lado do poder. Não sabia ele que já estava abandonado e depois de se dar conta disso, resolve falar o que já deveria ter falado há muito tempo.


Tarde demais!

Fonte: Blog do Gustavo Guedes