quarta-feira, 3 de outubro de 2012

DIA 03 DE OUTUBRO:


Feriado dos Mártires de Uruaçu e Cunhau.                        
O feriado estadual  do dia 3 de outubro é uma homenagem aos mortos durante dois massacres. Um ocorrido na Capela de Nossa     Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de         
Canguaretama, e o outro na Comunidade Uruaçú, em São Gonçalo do Amarante.                                                                                    
No total, 151 pessoas foram cruelmente assassinadas por soldados holandeses e índios. O massacre ocorreu em 1645 e teve como destaque as figuras do Pe. André de Soveral e o camponês Mateus Moreira, que teve o seu coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.
A lei que originou o feriado de 03 de outubro no Estado é de autoria do deputado José Dias. Ela foi aprovada pela Assembléia Legislativa e promulgada pela então governadora Vilma de Faria no dia 06 de dezembro de 2006 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 07do mesmo ano.                                                     
                                                                                                        
HISTÓRIA DOS MÁRTIRIS                                                     
martires
    Mateus Moreira (acima), Padre André de Soveral
 e o camponês Ambrósio Francisco Ferro

Em 16 de julho de 1645 o padre André de Soveral e outros 70 fiéis católicos foram cruelmente mortos por centenas de soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, no litoral sul potiguar. Os holandeses eram calvinistas e teriam promovido o massacre por intolerância ao catolicismo.                                                              
Elisete Arantes
Capela onde houve o massacre de Cunhau
 
Três meses depois, em 03 de outubro de 1645, aconteceu outro martírio, no qual 80 pessoas foram mortas por holandeses, entre elas, o camponês Mateus Moreira. Segundo ficou registrado por cronistas da época, ele teve o coração arrancado pelas costas. O massacre aconteceu na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, distante de Natal 18 km.

Uruaçu


 
Santuário em homenagem aos martiris em Uruaçu
 
Outra versão sobre o massacre de Uruaçu:




Existia um povoado chamado "Engenho Potengi" que vivia onde hoje é atualmente o município de São Gonçalo do Amarante. Segundo registros, esse povoado pertencia a Estevão Machado de Miranda, cuja família, bem como os habitantes do povoado, resistiram aos ataques dos holandeses.                                              

                                                                                                                                                                      
O povoado foi vítima dos holandeses que quiseram impor o seu domínio militar, além da sua cultura e sua religião. Não aceitando a imposição dos holandeses, estes fizeram um verdadeiro massacre matando todas as famílias (cerca de 70) do povoado.
Esse massacre ficou conhecido como "Massacre de Uruaçu" como momento ímpar de resistência, de fé e de defesa dos princípios de liberdade.                                                                                          
No ano de 1698, os holandeses afastaram-se do povoado e começaram a chegar os primeiros grupos de exploradores, vindos de Pernambuco. Entre eles, os portugueses Ambrósio Miguel de Sirinhaém e Pascoal Gomes de Lima, que chegaram ao povoado no ano de 1710, instalaram suas famílias nas proximidades do rio Potengi, na vizinhança do antigo e histórico Engenho Potengi que deu início a organização do novo povoamento. Foram esses portugueses que construíram dois sobrados e uma capela em homenagem a São Gonçalo do Amarante, com a imagem do santo padroeiro esculpida em pedra e colocada imponentemente no altar.

Fonte: www.amandeexportaluz.blogspot.com