terça-feira, 12 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE SEBASTIÃO CLEODON





No dia 20/10/2010 comemoramos os 100 anos de nascimento de Sebastião Cleodon de Medeiros, nascido em 20/10/1910, na localidade de Serraria no município de Bananeiras, na Paraíba. Ele chegou a Boa Saúde no final de 1939 e se iniciou como comerciante em janeiro de 1940. Foi um dos principais comerciantes de Boa Saúde nas décadas de 1940/50/60, introduzindo a venda de gasolina em 1945.
Como comerciante muito contribuiu para o desenvolvimento de Boa Saúde. Seu estabelecimento comercial vendia de quase tudo. Era uma espécie de “Feira de Caruaru”. Além de Natal ele ia comprar mercadorias em Guarabira e Campina Grande na Paraíba, Juazeiro no Ceará e Recife em Pernambuco. Assim, mantinha uma variedade de produtos à venda, numa época em que não existia asfalto por aqui e os carros baús não chegavam até as portas dos comerciantes, carregados de todos os tipos de produtos, como hoje.
Além de comerciante Sebastião Cleodon foi uma pessoa atuante na comunidade, participando ativamente da organização da festa da padroeira e sendo o principal responsável pela construção da atual capela de Nossa Senhora da Saúde, no início da década de 1960. Ele foi responsável pela construção da primeira cisterna e pelo primeiro aparelho de rádio a bateria em Boa Saúde. Faleceu aos 55 anos, no dia 26/10/1965. Sua esposa, Josefa Nunes de Medeiros, Dona Zefinha, manteve a mercearia por muito tempo e depois de encerradas as atividades, conserva até hoje, o ambiente composto pelas prateleiras, fiteiro, balcão, balança, pesos e outros objetos inclusive uma quartinha. Dona Zefinha soube, com muita sabedoria, zelo e dedicação, preservar uma das poucas relíquias históricas da nossa cidade. Um bonito exemplo a ser seguido por outras pessoas e pelo poder público do nosso município.
Texto de José Alaí de Souza
Nizardo Medeiros disse...
Caro Alaí, Comovido, agradeço em nome da nossa família este eloquente presente de aniversário à memória do papai Sebastião Cleodon. Obrigado por mais este capítulo da história de nossa terra e suas personagens.Não haverá futuro se, no presente, não forem cultuados fatos, coisas e pessoas do passado. O amanhã lhe manifesta gratidão por ontem, hoje e sempre. Abraços, Nizardo Cleodon e família.