quinta-feira, 7 de julho de 2011

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE


Medalha, terços e chaveiro com a imagem de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Boa Saúde




Na América Latina, quem primeiro passou a invocar a Maria, com o título de Nossa Senhora da Saúde, foram os índios Patzcuaro, no México, que esculpiram em 1538, sua primeira imagem.

Em Portugal, essa devoção teve início em 1569, quando surgiu em Lisboa, uma grande peste que chegou a matar 600 pessoas num mesmo dia. O povo, ao ver que a intervenção humana não conseguia debelar a epidemia, recorreu a Nossa Senhora, que o atendeu e passou a ser venerada como Nossa Senhora da Saúde.

No Brasil essa devoção foi trazida pelos portugueses para os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais e, depois se expandiu para todo o Brasil.

No Rio Grande do Norte a devoção a Nossa Senhora da Saúde tem como centro a cidade de Boa Saúde, sendo iniciada ha mais de 134 anos, com a construção de uma capela e a vinda de uma imagem trazida da Europa, mais provavelmente de Portugal, por iniciativa de Luiz Francisco da Costa, mais conhecido como Luiz Cachoeira.

Durante o ano são muitos os devotos de Nossa Senhora da Saúde, que visitam a sua capela com o intuito de obter uma cura ou agradecer uma graça alcançada por sua intercessão. Mas, são nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro que a cidade recebe mais de 10 mil pessoas a cada noite, para celebrar a Festa da Padroeira, um patrimônio imaterial da cidade de Boa Saúde e uma tradição conhecida popularmente como a “Festa de 2 de Fevereiro”.