segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

POSSE DE DOM JAIME NA ARQUIDIOCESE DE NATAL

Em cerimônia que lotou a Catedral Metropolitana de Natal, neste domingo (26 de fevereiro) ocorreu a celebração de posse do novo Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O evento reuniu bispos do Regional Nordeste 2 e até de outros regionais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o clero natalense e de outras dioceses, como Caicó, onde Dom Jaime foi bispo, e de Campina Grande (PB), além da governadora Rosalba Ciarline, políticos, autoridades do Poder Judiciário e fiéis de Natal e de outras regiões do Rio Grande do Norte.

Dom Jaime sucederá Dom Matias Patrício de Macêdo, que governou a Arquidiocese de Natal por oito anos. Natural de Tangará (RN), Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947. Cursou Filosofia e Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP); Ciências Sociais, na UFRN; e atualização para formadores de seminários, em Roma. Ordenou-se padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal. Foi nomeado bispo de Caicó, em 29 de novembro 1995. A ordenação episcopal aconteceu em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. O lema episcopal escolhido por ele é: “Scio cui credidi”, que significa: “Sei em quem acreditei”.

Dom Jaime foi Bispo de Caicó, de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande, de 2005 a 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB. Em 21 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Natal. Atualmente, Dom Jaime é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, no Regional Nordeste 2; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.

Fonte: Blog Lenilson do Agreste