sábado, 21 de abril de 2012

CORRUPÇÃO:



Marcha Contra a Corrupção acontece em Natal e em todo o país, neste sábado
Neste sábado, 21 de abril, feriado de Tiradentes, acontece em todo o país a Marcha Contra a Corrupção. Um evento nacional que promete reunir mais de 40 mil cidadãos e movimentos na luta contra a corrupção, impunidade e mau uso do dinheiro público. Muitas capitais e principais cidades, como São Paulo, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro. Salvador,Juazeiro do Norte (CE),Cachoeiro do Itapemirim e Vitória (ES), Goiânia, São Luiz, Alfenas, Belo Horizonte, Governador Valadares e Uberaba (MG), Campo Grande, Cáceres (MT), Belém, Recife,Teresina, Pato Branco (PR); Volta Redonda (RJ), Natal, Passo Fundo (RS), Araranguá, Blumenau, Brusque, Joinville e Florianópolis (SC); Aracaju, Bebedouro, Campinas, Itu, Marília, Osasco, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté (SP), Cariri e Palmas (TO) e Brasília (DF),aderiram ao movimento.
Carla Zambelli, fundadora do movimento Nas Ruas, afirma que as manifestações visam chamar a atenção dos cidadãos para o caso mensalão. "O principal foco é o julgamento do mensalão. Se não for julgado até junho, vamos ter um resultado diferente nas eleições desse ano. Cada cidadão na rua faz a diferença, para mostrar ao governo que não estamos satisfeitos", afirma.
Em Natal a Marcha Contra a Corrupção será a partir das 16h, na Av. Engenheiro Roberto Freire, com saída em frente ao restaurante Sal e Brasa. O grupo responsável pelo movimento em Natal é liderado pelos estudantes Érick Guerra (Engenharia de materiais – UFRN) e Ylloh de Almeida (Ensino Médio) e pelo professor André Santos.

Caso mensalão
Em 2007, o STF aceitou a denúncia feita em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB), de um suposto esquema de pagamentos periódicos a parlamentares da base aliada para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O esquema ficou conhecido como mensalão, e entre as principais consequências, foi responsável pela queda de José Dirceu do cargo de chefe da Casa Civil no governo Lula. Na última terça-feira, o ministro Carlos Ayres Britto, que assumirá a presidência do STF, afirmou que o processo deve ser julgado ainda no primeiro semestre de 2012 e que, caso isso não seja possível, o tema poderá ser analisado mesmo durante as eleições.