segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA SAÚDE Mais de 133 anos de fé e tradição em Boa Saúde-RN


No dia 03 de janeiro teve início a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Saúde visitando as famílias católicas da cidade de Boa Saúde, em preparação a Festa da Padroeira que começa no próximo dia 24 com uma carreata conduzindo a imagem desde a comunidade de Córrego de São Mateus, distante sete quilômetros da sede do Município. Após a chegada da imagem de Nossa Senhora da Saúde, haverá hasteamento das bandeiras, benção dos veículos, motos e bicicletas e Missa de Abertura da festa celebrada pelo Padre Francisco César.

Todas as noites, de 24 de janeiro a 01 de fevereiro, serão celebradas missas com a participação de padres convidados de várias paróquias da Arquidiocese de Natal. Como nos anos anteriores, o encerramento da festa será no dia 02 de fevereiro, uma terça feira, com a procissão conduzindo a imagem centenária de Nossa Senhora da Saúde pelas principais ruas da cidade e em seguida será celebrada a Missa de Encerramento.

Além das celebrações religiosas, no período de 31 de janeiro a 02 de fevereiro acontecerá uma vasta programação sócio-cultural constando de apresentação de bandas musicais, festas nos clubes e “Festa de Ruacom vários entretenimentos, incluindo parques de diversão, barracas de comidas e bebidas, jogos e passatempos diversos.

TEMPO DE ORAÇÃO E REFLEXÃO

A Festa de Nossa Senhora da Saúde é um momento de oração e reflexão em torno da saúde do corpo e da alma. E, essa reflexão vai além da nossa obrigação de cuidar seriamente da nossa saúde física e espiritual! Temos que tomar consciência das carências de saúde familiar, de saúde cultural, de saúde política, de saúde ambiental, de saúde desportiva, de saúde na convivência e nas relações pessoais e sociais. Façamos nossa parte para termos direito de pedir a ajuda divina através da intercessão de Nossa Senhora da Saúde.

A Festa da Padroeira é, também, uma oportunidade de reunir pessoas, de rever parentes e de reencontrar amigos. Preparemos os nossos corações para receber a mensagem que o momento nos oferece e para acolher bem a todos os irmãos! Aproveitemos todos os momentos para reavivar laços de amizade, fortalecer ações de solidariedade e incentivar uma convivência fraterna.

Desejamos que a Festa de Nossa Senhora da Saúde em 2011 seja um acontecimento marcado por muita alegria, solidariedade e participação da comunidade.

A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE (*)

Na América Latina, a devoção a Nossa Senhora da Saúde começou no México. Em 1538, os índios Patzcuaro esculpiram sua primeira imagem.

Em Portugal teve início em Lisboa, em 1569, por ocasião de uma grande peste.

No Brasil essa devoção foi trazida pelos portugueses para os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais e, depois se expandiu para todo o Brasil.

No Rio Grande do Norte a devoção a Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Boa Saúde, começou com a construção da capela e a vinda da imagem da Europa, mais provavelmente de Portugal, por iniciativa de Luiz Francisco da Costa, conhecido como Luiz Cachoeira.

São muitos os devotos de Nossa Senhora da Saúde, que durante o ano, visitam sua capela para obter ou agradecer uma graça por sua intercessão. Mas, nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro é que mais de 10 mil pessoas, a cada noite, participam da tradicional Festa da Padroeira. A consolidação dessa devoção a Nossa Senhora da Saúde, segundo a tradição, vem ocorrendo há mais de 133 anos, constituindo-se num patrimônio imaterial da cidade de Boa Saúde.

A Festa de Nossa Senhora da Saúde ouFesta de 2 de Fevereiro” reúne o sagrado e o profano, a devoção e o prazer, o agradecimento e a esperança.

A persistência secular e a capacidade de agregar novas características ao evento são responsáveis pela manutenção da tradição, apesar dos impactos da sociedade moderna.

(*) Pesquisa e texto de José Alaí de Souza