domingo, 6 de outubro de 2013

O DIA 06 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA DE BOA SAÚDE


Fotos do Mercado construído em 1935
 
 

Construção atual


 

 

Há 75 anos, o dia 06 de outubro ficou marcado na história de Boa Saúde, pela inauguração do seu primeiro mercado público. A solenidade realizada no dia 06 de outubro de 1935 contou com presença do Interventor do Estado, Mário Leopoldo da Câmara e do deputado João Fernandes Campos Café Filho, único norte-rio-grandense que assumiu a Presidência da República, no período de 24/08/1954 a 11/11/1955, em virtude do suicídio do Presidente Getúlio Vargas. Dentre as lideranças locais, estavam presentes:  Heronides da Câmara, Adauto Câmara, Manoel Joaquim de Souza (Neco de Sinhá)  e Faustino Ferreira.
O primeiro mercado de Boa Saúde localizava-se na esquina da Rua Tenente Adauto Rodrigues da Cunha com a Rua de Baixo (atual Heronides Câmara). Na década de 1970 foi demolido e, hoje, no local, existe uma praça e vários quiosques.
Em 1979, foi construído um novo mercado situado, entre a Rua Dr. Mário Câmara e a Avenida Manoel Joaquim de Souza. Numa homenagem ao Senhor Otto Hackradt, um dos mais antigos comerciantes e proprietário de uma unidade de beneficiamento de algodão em Boa Saúde na década de 1930, foi denominado de Mercado Municipal Otto Hackradt.