segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MUNICÍPIO DE BOA SAÚDE TEM NOVO ÔNIBUS ESCOLAR

 

A governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini conclui até o final de fevereiro a entrega dos 146 novos ônibus adquiridos pelo Governo do Estado para reforçar a frota do transporte escolar em todo o RN. Na ultima quinta-feira (14/2), foram entregues 53 ônibus para 45 municípios das regiões da Grande Natal, Agreste, Trairi e Mato Grande. Os prefeitos receberam os ônibus na Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, em Petrópolis, ao lado do Palácio dos Esportes, em Natal. Boa Saúde está entre os municípios contemplados.
O investimento do Governo na compra dos 146 ônibus foi de R$ 28 milhões, por meio de emenda parlamentar do senador José Agripino. No total, 126 municípios do Estado estão sendo beneficiados nesta segunda entrega. Somando à primeira entrega, em março de 2012, quando outros 120 ônibus foram adquiridos com recursos próprios, o Governo do Estado já distribuiu 266 novos ônibus escolares entre os municípios, em menos de um ano. A cidade de Natal, por exemplo, é autossuficiente no transporte escolar, devido à entrega de 23 ônibus em 2012. 
De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. 
Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social
.
Fonte: Portal da Educação - SEEC RN 

Federação da Agricultura prepara relatório sobre a seca

Técnicos da Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) vão elaborar um relatório com as informações colhidas durante a "Expedição Retratos da Seca". A caravana percorreu seis municípios potiguares mais afetados pela estiagem: Lajes, Angicos, Apodi, Pau dos Ferros, Caicó e Santo Antônio. O relatório da viagem será entregue a diversas autoridades e servirá de base à Assembleia Legislativa na definição das ações a serem implantadas no combate às consequências desse fenômeno. 

No início de fevereiro, alguns deputados estaduais, entre eles o presidente da AL, Ricardo Motta, participaram de um encontro com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc). Na ocasião, o presidente da AL garantiu que criaria um fórum permanente de discussão sobre a seca na Assembleia. Porém, na mesma semana, o parlamentar explicou que os trabalhos só teriam início após o envio de sugestões pela Faern.

Para o presidente da Faern, a agricultura e pecuária do Rio Grande do Norte vive um momento de "apagão". Além do gado que está morrendo de fome e sede ou é abatido precocemente, as culturas dizimadas, redução do plantio de cana e a falta de investimentos e projetos que poderiam dar resposta ao combate aos efeitos da seca justificam a classificação pejorativa.

A preocupação agora é com o futuro. De acordo com as previsões meteorológicas, o próximo trimestre será de chuvas irregulares. Segundo José Vieira, presidente da Faern, o Governo do Estado, apesar de alertado desde o ano passado, com a cobrança de ações intensificadores, não está preparado para enfrentar outras consequências da seca. "As ações ocorrem de forma muito tímida e não acontecem na velocidade que as  necessidades do homem do campo exigem. É tudo de forma sonolenta, devagar", afirmou.

Fonte: Tribuna do Norte