sexta-feira, 19 de agosto de 2011

AGOSTO DA ALEGRIA

O evento AGOSTO DA ALEGRIA terá Feira do Artesanato Potiguar

Como parte da programação do evento AGOSTO DA ALEGRIA promovido pelo Governo do Estado, com a participação de várias instituições, será realizada na Praça André, em Natal a FEIRA DO ARTESANATO POTIGUAR, no período de 31 de agosto a 04 se setembro. Aberta ao público, de 15 às 23 horas, além da exposição e comercialização do artesanato das várias regiões do Rio Grande do Norte, a feira conta também com as seguintes atividades: oficinas de artesanato; salão de peças do Artesanato Potiguar; desfile de modas; Festival de Gastronomia e apresentações de grupos folclóricos.

O artesanato tradicional de Boa Saúde em crochê e fuxico da vovó será comercializado durante a referida feira. Você que é boasaudense de nascimento ou de coração prestigie o trabalho dos artesãos de Boa Saúde, indo a feira, recomendando aos amigos ou, ainda, comprando produtos em tecido com crochê e fuxico da vovó. Serão comercializados: panos de prato, toalhas de mão, panos para gelágua, caminhos de mesa e peças do vestuário feminino (saídas de praia, blusas e boleros).

O Artesanato de Boa Saúde estará presente no próximo dia 26 de agosto na cidade de Tangará, participando da Feira de Artesanato que será realizada por ocasião da Ação de Cidadania que será realizada naquela cidade. Está prevista, também, a participação de Boa Saúde na Feira Brasil Mostra Brasil, que será realizada em Natal, no Centro de Convenções, no período de 01 a 10 de setembro próximo.



Toalhas de mão
Barra de uma saída de praia
Tapete de fuxico - reciclagem de retalhos
Artesãs em reunião de trabalho

O ARTESANATO DE DONA ANITA

AGOSTO DA ALEGRIA

Neste Agosto de 2011, mês em que o Governo do Estado está realizando o evento AGOSTO DA ALEGRIA com a participação de várias instituições, esse Blog presta uma homenagem (in memorian) a Dona Anita Marques, uma grande artesã de Nizia Floresta/RN.

Presépio confeccionado por Dona Anitafeito com retalhos
de tecido, em 1989 - coleção particular de José Alaí de Souza
Foto: José Alaí de Souza

Dona Anita morava em Nizia Floresta/RN. Confeccionava bonecas de pano representando os mais variados tipos de personagens que pareciam ter vida e falar. Eram casais de noivos, enfermeiras, ciganas... Eram muitos os seus personagens feitos com muita habilidade e carinho, com retalhos de pano. Entre 1989 e 1991, por solicitação do PROART (Programa de Desenvolvimento do Artesanato Potiguar) passou a fazer grupos folcóricos, como: pastoril e fandango, além de presépios natalinos, que eram expostos e comercializados em feiras nacionais de artesanato realizadas em vários estados do País. Nessa época, trabalhos de Dona Anita foram doados para fazer parte do acervo de arte popular do Memorial da América Latina em São Paulo/SP.


A CERÂMICA UTILITÁRIA E DECORATIVA DE DONA NENÉM

AGOSTO DA ALEGRIA

Neste Agosto de 2011, mês em que o Governo do Estado, com a participação de várias instituições, está realizando o evento AGOSTO DA ALEGRIA, esse Blog presta uma homenagema (in memorian) a uma grande artesã e ceramista: Dona Neném, de Santo Antônio dos Barreiros, município de São Gonçalo do Amarente/RN

MARIA DAS NEVES FELIPE: Dona Neném - Ceramista de

Santo Antônio dos Barreiros – São Gonçalo do Amarante/RN

Nasceu em 15 de abril de 1927, começou a trabalhar ainda na infância aos 10 (dez) anos de idade, realizando inicialmente peças de lúdica, inicialmente cavalinhos. É de família ceramista, dos quatro irmãos, três trabalhavam como oleiros, sendo eles (Palmira, Miriam e Chiquinha). Suas peças eram pintadas com esmalte sintético (“tinta de porta”) ou toá (barro vermelho, toponímia tupi), obedecendo a um esquema nitidamente fértil, valorizando a disposiçã o fecunda, a coloração viva e quente e a utilização de frutos e flores como elementos de fertilidade.

O apelido de D. Neném, ainda permanece na memória dos ceramistas locais e pesquisadores, referência profissional, admirada por todos como uma verdadeira artista. Foi discípula de Antônio Soares com quem aprendeu a lidar com o barro, de forma profissional. Com o mestre ela iniciou alisando suas peças, talvez seja por isso que se especializou nessa fase do processo, dedicando maistempo que o de costume, obtendo assim uma áurea inigualável. Ela sempre se preocupou com a qualidade e nunca com a quantidade de suas peças artesanais Aprendeu assim a modelar o galo de barro branco, aplicando pela primeira vez em sua superfície, delicados ramos de folhas verdes e flores vermelhas, pintados com grande segurança em tinta óleo e que regularmente apresentava variações. O efeito era bastante atraente resultante do contrastecom a cor clara e natural da cerâmica após a queima. Suas peças em comparação com as de Antônio Soares eram menos bojudas e volumosas, sendo assim D. Neném conseguiu imprimir sua personalidade em suas artesanais. Além do galo sua produção incluía ainda a confecção de bonecas, garrafas e quartinhas, igualmente pintadas com semelhante esmero, caracterizando seu gosto pela louça de feição decorativa. Fonte: www.saogoncalorn.com.br

Galo de argila branca – Artesanato de Dona Neném

(Acervo particular de José Alaí de Souza)

Foto/arquivo: José Alaí de Souza

DONA NENÉM

Autor: Deífilo Gurgel - Pesquisador, poeta e folclorista

D. Neném é a mesma
Maria das Neves, ha-
bitante de Santo Antônio
dos Barreiros, Potiguar.

D. Neném faz figuras
De barro, como não há,
mas principalmente, faz
uns galos de admirar

A Campanha de Defesa
do Folclore imprimiu
um cartaz com um desses galos
que correu todo o Brasil.

No entanto, D. Neném
nunca saiu do seu canto.
Seu riso é breve e modesto,
Ninguém lhe sabe do pranto

No artesanato vigora
esta lei, cruel e dura:
o criador nada vale,
vale mais a criatura.