segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FESTA DA PADROEIRA DE BOA SAÚDE

Mais de 134 anos de tradição!

De 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012.

Nossa Senhora da Saúde, a imagem peregrina, nestes dias que antecedem o início da Festa da Padroeira está visitando as famílias católicas da cidade de Boa Saúde. A cada noite a imagem visita uma rua e pernoita em uma das residências. A visita da imagem de Nossa Senhora da Saúde às famílias tem como objetivos fortalecer a devoção à Virgem Maria - a mãe de Jesus - e preparar a comunidade católica para participar ativamente das festividades em sua homenagem, como padroeira da cidade de Boa Saúde.

A Festa de Nossa Senhora de Saúde será iniciada no dia 24 de janeiro e se estende até 02 de fevereiro de 2012. Todas os dias haverá missa às 19 horas, celebrada por um sacerdote convidado e um grupo de pessoas responsabiliza-se pelas providências e animação da noite. A partir do dia 31 de janeiro as festividades serão intensificadas com barracas, leilão, parques de diversão, festa de rua e shows com bandas musicais diversas, todas as noites.

Nos dias 01 e 02 de fevereiro são muitos os devotos de Nossa Senhora da Saúde que participam da festa, principalmente por ocasião da procissão, pagando promessas ou graças alcançadas.

O fundamento da devoção a Virgem Maria encontra-se nos próprios Evangelhos. Ao lê-los com atenção, percebemos que a Virgem de Nazaré está continuamente presente neles. Nos momentos decisivos e cruciais da vida do seu Filho Jesus, o Verbo de Deus, o papel de Maria é bastante e explicitamente narrado pelos Evangelhos.

A devoção a Nossa Senhora da Saúde começou na América Latina em 1538, no México, quando os índios Patzcuaro esculpiram sua primeira imagem. Em Portugal, essa devoção teve início em 1569, quando em Lisbôa, surgiu uma grande peste que chegou a matar 600 pessoas num mesmo dia. O povo, ao ver que a intervenção humana não conseguia debelar a epidemia, recorreu a Nossa Senhora, que o atendeu e passou a ser venerada como Nossa Senhora da Saúde.

No Brasil essa devoção foi trazida pelos portugueses para os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais e, depois se expandiu para todo o Brasil.

No Rio Grande do Norte essa devoção a tem como centro a cidade de Boa Saúde, sendo iniciada ha mais de 134 anos, com a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde e a vinda de sua imagem trazida da Europa, mais provavelmente de Portugal, por iniciativa de Luiz Francisco da Costa, mais conhecido como Luiz Cachoeira. Nas fotos abaixo reveja momentos da festa do ano passado.

Clique nas fotos e veja em tamanho maior.






MANTENHA AS ESTRADAS LIMPAS! LUGAR DE LIXO É NO LIXO!

FACILITE A LOCOMOÇÃO DE TODOS!