quarta-feira, 4 de setembro de 2013

41ª FEIRA DE TURISMO DAS AMÉRICAS EM SÃO PAULO

O Rio Grande do Norte vai estar presente, a partir desta quarta-feira (4) até 8 de setembro, no maior evento de turismo da América Latina. A 41ª edição da ABAV (Feira de Turismo das Américas) que será realizada no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. e pode bater todos os recordes de público e de fechamento de negócios. A estimativa dos organizadores é de que mais de 82 mil pessoas participem do evento. 
A 41ª edição da referida feira é considerada o maior evento internacional de negócios do setor de viagens e turismo do Continente e do Hemisfério Sul. ABAV 2013 ocupará aérea total de 58,2 mil metros quadrados, com a participação de mais de 60 países e dos destinos turísticos nacionais de todas as regiões do Brasil, mais de 2.700 expositores estão confirmados.O evento prevê receber mais de 28 mil profissionais do setor nos dias 4, 5 e 6 de setembro, das 12h às 19h, além dos mais de 50 mil visitantes no final de semana (7 e 8 de setembro), das 13h às 20h, quando a feira ABAV estará aberta, pela primeira vez, ao público consumidor final.

PRESENÇA DO ARTESANATO DO RN
O Artesanato Potiguar participa da 41ª Feira de Turismo das Américas com o apoio do Governo do Estado, através da SETHAS/PROARTE e Governo Federal. No estande do Artesanato Potiguar estão sendo expostos e comercializados produtos artesanais de vários municípios e regiões do Estado. O Artesanato em crochê e fuxico de Boa Saúde, o bordado do Seridó, a cerâmica de São Gonçalo, a renda de bilro de Monta Negra e  de Alcaçus/Nízia Floresta fazem parte dos produtos que foram levados para o referido evento.


Artesãs de Boa Saúde confeccionando uma colcha de cama de casal para a Feira de Turismo das Américas


Muita chuva na capital e no Litoral do RN

As chuvas de ontem (3), no litoral do Rio Grande do Norte, foram as maiores já registradas em um único dia do mês de setembro. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Segundo o levantamento inicial, Natal registrou 125,6mm de chuvas, quando a média mensal para o mês de setembro é de 54,7mm.
A incidência de chuvas foi maior na área litoral sul do Rio Grande do Norte, já próximo à Paraíba. No município de Senador Georgino Avelino, foi registrado acúmulo de 216,6mm, que também é a maior chuva que já ocorreu em um dia de setembro no município.
De acordo com o coordenador de Serviços de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot, desde que o sistema de monitoramento diário de chuvas começou, em 1911, essas são as mais intensas que já ocorreram durante esse período. "Sem sombra de dúvidas, as chuvas de ontem foram as mais intensas em um dia de setembro em todos os municípios do litoral sul do Rio Grande do Norte", garantiu.
As chuvas se concentraram durante a madrugada, com os maiores índices ocorrendo entre a 1h e 3h, com forte influência da brisa. O valor registrado na Estação Climatológica da UFRN foi de 125,6mm, maior valor já registrado em  todo o período de monitoramento em Natal.. Com relação à média mensal, que é de 54,7mm, setembro de 2013, em apenas quatro dias já acumulou o valor de 132,8mm.
Fonte: Tribuna do Norte
 
BARRAGEM DE BOA SAÚDE SANGRANDO
Com a intensidade das chuvas deste início de setembro, no município de Boa Saúde e na região Agreste, a Barragem de Boa Saúde está sangrando, coisa que não acontecia desde o ano de 2012. Quando isso ocorre é garantia de lazer e de oportunidade de pesca para a população. O volume de chuvas de quarta para quinta feira em Boa Saúde foi de 70 milímetros.
Foto: José Alaí (celular)