quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ARTESANATO

ARTESÃS DE BOA SAÚDE PRODUZEM LUMINÁRIA GIGANTE EM CROCHÉ E FUXICO PARA DECORAR AMBIENTE DA FEIRA POTIGUAR DE ARTESANATO

Atendendo solicitação da Coordenação do PROART (Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato da SETHAS), artesãs de Boa Saúde estão confeccionando uma luminária, tamanho gigante, para fazer parte da decoração do pavilhão da Feira Potiguar de Artesanato. A referida feira será realizada no período de 31 de agosto a 04 de setembro próximo, na Praça André de Albuquerque, dentro da programação do evento AGOSTO DA ALEGRIA, que está sendo realizada durante esse mês de agosto, pelo Governo do Estado, com patrocínios do CESC/RN e Banco do Nordeste.

Vejam as fotos:




SERRA CAIADA E BOA SAÚDE TÊM NOVO VIGÁRIO



Padre Jonerickson Gomes da Silva

Neste dia 24 de agosto de 2011, a Paróquia de Serra Caiada está em festa recebendo o seu novo vigário, Padre Jonerickson Gomes da Silva, em substituição ao Padre Francisco César que atualmente está assumindo a Paróquia de Ipanguassu. A comunidade católica de Boa Saúde agradece o convívio com o Padre César e a sua dedicação como pastor durante a sua permanência à frente da capela de Nossa Senhora da Saúde.

O Padre Jonerickson nasceu em Natal no dia 05 de janeiro de 1971 e ordenou-se no dia 25 de abril de 2002. Antes de ser nomeado vigário da Paróquia de Serra Caiada, o Padre Jonerickson estava assumindo a Paróquia de Macaíba. Sua chegada como novo vigário de Serra Caiada e Boa Saúde é aguardada com a expectativa de que possa realizar a sua missão de pastor com muita dedicação e que aqui encontre os meios e as condições necessárias para semear a palavra e colher bons frutos.

Seja bem-vindo Padre Jonerickson!


Padre Jonerickson por ocasião de celebração

na Igreja Matriz de Macaíba


LEMBRANDO PADRE VILELA (Homenagem in memorian)

Neste 24 de agosto de 2011, dia em que a Paróquia de Serra Caiada recebe o seu novo vigário, Padre Jonerickson Gomes da Silva, em substituição ao Padre Francisco César é oportuno lembrar que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Serra Caiada foi criada no dia 06 de janeiro de 1956, tendo como primeiro vigário o Padre Antônio Vilela Dantas.

Padre Vilela nasceu em Natal/RN no ano de 1927. Ordenou-se padre em 19/12/1954. Durante os 52 anos de sacerdócio, atuou nas paróquias de Ceará-Mirim, Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no bairro do Tirol em Natal, São Tomé, São Paulo do Potengi, São José do Campestre e Serra Caiada . No período de 1963 a 1977 ele esteve na Diocese de Garanhuns/PE, e em São Paulo/SP. No retornou ao Estado, foi vigário cooperador de Morro Branco e de Lagoa Seca, além de capelão da Colônia Penal Dr. João Chaves. Em 1978 foi nomeado o primeiro vigário de Candelária, em Natal e tornou-se mais conhecido pela sua atuação na paróquia e dinamização dos movimentos de jovens. Em julho de 2002, exatos 26 anos depois de atuação em Candelária, padre Vilela deixou a paróquia por complicações de saúde e veio a falecer, aos 77 anos de idade, no dia 26/11/2006.
A atuação de Padre Vilela como vigário, em todas as paróquias onde atuou, não se limitou ao trabalho pastoral. Sua presença foi marcante, também, na formação dos jovens, no treinamento de lideranças e na organização das comunidades.
Enquanto vigário da Paróquia de Serra Caiada, sua área de atuação correspondia aos municípios
de Serra Caiada, Boa Saúde, Bom Jesus e Senador Elói de Souza.

Sua
presença em Boa Saúde além das atividades pastorais e de evangelização, muito contribuiu para o desenvolvimento da comunidade.

A
organização dos trabalhadores rurais de Boa Saúde teve início com a criação de uma Delegacia Sindical a partir da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Caiada, em 18/11/1960, com o apoio de Padre Vilela.

Além
da sindicalização dos trabalhadores rurais, com o objetivo de realizar um trabalho de assistência e promoção social ele incentivou a organização das famílias e dos jovens em grupos ou instituições. Em Boa Saúde foram criados: o Centro Social Izaú Vilela, o Clube de Mães Nossa Senhora da Saúde e a Juventude Agrária Católica -JAC.

O
Centro Social tinha como presidente Josefa Nunes de Medeiros, Dona Zefinha. Era uma espécie de carro chefe das atividades de assistência social e promoção humana que eram realizadas sob a orientação do Serviço de Assistência Rural – SAR: alfabetização de adultos através das escolas radiofônicas do MEB (Movimento de Educação de Base) e curso ginasial pelo rádio, transmitidos pela Emissora Rural; distribuição de roupas e alimentos da Caritas; promoção de palestras e campanhas educativas; distribuição de filtros; empréstimos rotativos de sementes, inseticida, instrumentos de trabalho e pequenos animais aos agricultores, além de outras realizações, como: curso de corte e costura, celebração da páscoa coletiva e comemoração das principais datas festivas: Dia das Mães, São João, Natal e Ano Novo.

O
Clube de Mães, cuja presidente era Maria da Salete de Lima Andrade, realizava um trabalho com as mães através de reuniões, palestras educativas e confecção de enxovais para os recém-nascidos pelas próprias gestantes, com tecidos comprados com recursos da mensalidade das sócias

A participação da JAC nas
atividades do centro social reunia um grupo de jovens sob a liderança de José Alaí de Souza, que chegou a ser presidente nacional da JAC e diretor do Correio Rural, jornal editado a nível nacional pela JAC, no período de 1962 a 1965.

Padre
Vilela foi responsável, ainda, pela construção da atual igreja de Nossa Senhora da Saúde, no início da década de 1960, e pelas capelas de Logradouro e Guarani. A construção do Clube 2 de Fevereiro, pela comunidade, também contou com o seu incentivo e apoio.