domingo, 7 de abril de 2013

MUNICÍPIO DE JAÇANÃ TEM SUA MEMÓRIA PRESERVADA EM MUSEO

"Tudo começou no final do século XIX, já adentrando ao século XX. No interior do Rio Grande do Norte, fazendo fronteira com a Paraíba, uma belíssima serra fulgurava o que brevemente se transformaria numa agradável e encantadora cidade. Fugindo da seca que assolava o sertão, nativos e retirantes encantados com o verde exuberante da serra, começaram a habitar o local. Um ponto estratégico daquela serra, denominado de SÍTIO FLORES, havia sido herdado por colonos paraibanos e despertava o interesse de tropeiros que acabaram comprando terras ali. Entre os quais estavam: Fortunato de Medeiros, Manoel Fernandes, Vicente Ferreira e Francisco de Paula. Entre 1946 e 1951, o Sítio Flores já era um pequeno povoado, e passou ser chamado de "Povoado Flores".

Na época, a localidade contava com o respaldo de políticos influentes da região, principalmente os deputados Theodorico Bezerra e Jácio Fiúza ambos contribuíram significativamente para o progresso local. Oficialmente em novembro de 1953, o povoado tornou-se Vila do Distrito de Santa Cruz. Nos anos seguintes a localidade só progrediu e em 26 de março de 1963 o lugarejo foi emancipado, tornando-se de fato um município, recebendo o nome oficial de JAÇANÃ. Os antigos moradores explicam que o nome "Jaçanã" provem da grande quantidade de pássaros de mesmo nome que habitavam as lagoas da região. Acredita-se que o político Theodorico  Bezerra ,  que viabilizou o processo da emancipação, adorava colocar nome de aves nas cidades que emancipava".
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Jaçanã
Parte dessa história é contada e pode ser vista no Memorial de Jaçanã/RN que preserva a memória do lugar e dos seus habitantes.
UM EXEMPLO QUE DEVE SER SEGUIDO PELOS DEMAIS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE.
undefined

undefined
undefined
undefined


Fotos de Ana Silva
Fonte: Jornal Tribuna do Norte