segunda-feira, 25 de março de 2013


CHUVAS: PREVISÃO ABAIXO DO NORMAL

A Tribuna do Norte, no dia 23 de março, publicou uma entrevista com Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn, na qual ele confirma que o inverno deste ano será abaixo do normal. Veja a entrevista na íntergra:
Há alteração no prognóstico quanto ao inverno?

O resultado não mudou. As chuvas serão abaixo do normal. E isso é decorrente da posição da zona de convergência, que está ao norte da sua posição normal, e isso representa chuva abaixo do normal para os meses de abril e maio.
Quais fatores contribuem para afastar as chuvas?
Em janeiro e fevereiro foi o vento, acima do normal prejudicou a condição de chuva, bem como na primeira quinzena deste mês; nesses primeiros dias da segunda quinzena o vento diminuiu com a ação de vórtice ciclônico ocasionando essas últimas chuvas, mas já era esperado que esse vórtice se deslocasse para leste e ocasionasse uma diminuição das chuvas no interior do Estado.
Esse fenômeno deve continuar reduzindo as chuvas no interior?
Há previsão que esse vórtice continue atuando na costa leste, causando massa e ar quente ao menos até o início da semana. Mas num segundo momento é que as condições de aquecimento ao longo da faixa equatorial - que vai desde a costa da África até a costa do nordeste brasileiro -, com temperaturas acima de 28 graus, poderá inserir uma mudança para melhor na posição da zona de convergência.
Há uma palavra final se teremos ou não inverno regular?Não há uma certeza, ou como dizer até quando vão essas chuvas. Estamos diminuindo esse tempo de previsão, considerando dois ou três dias agora, e não cinco ou dez dias. É possível que haja uma melhora em meados da próxima semana, mas algo a ser confirmado ainda. O final de semana será fundamental a observação. Se isso for mesmo ocorrer, teremos a zona de convergência bem forte sobre o Estado.

Fonte: Tribuna do Norte