domingo, 25 de novembro de 2012

 






O verdadeiro sentido do Natal tem ficado cada vez mais esquecido

Veja também: Artesãs de Boa Saúde produzem enfeites natalinos
 
O único sentido do Natal é celebrar o nascimento de Jesus Cristo e a presença dele na humanidade. Todos os outros significados que o mundo e a sociedade criaram desviam a comemoração do sentido principal. Vivemos em uma sociedade que cultua o consumismo e o estimula a todo o momento. O verdadeiro significado da data, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, tem ficado cada vez mais esquecido e valores importantes, como união e solidariedade, acabaram distorcidos.Aquecido pelo pagamento do 13º salário, o Natal acabou se tornando a data mais importante em volume de vendas para o setor de varejo. Não há nada de errado em comprar presentes e enfeites, decorar a casa e montar a árvore. O problema é achar que o Natal é apenas isto. Quando as famílias devem se unir, se voltar aos valores cristãos, e, juntos, se prepararem para comemorar a data. Os homens não podem se esquecer da ligação que Deus quis estabelecer conosco a partir do Natal. Se o Natal perde a sua ligação com Deus, perde também a seu verdadeiro sentido. Aproveitar essa época do ano para praticar a solidariedade é um dos lados positivos do Natal. Mas seria interessante que o amor ao próximo acontecesse durante o ano todo.
 
 
Por que comemorar o Natal em 25 de dezembro?


Presépio organizado por Tonita - Tirol/Natal RN
 
 
Por que comemorar o Natal em 25 de dezembro?

É consenso entre estudiosos do cristianismo que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro – não há registros da data exata, mas o mais provável é que tenha ocorrido entre março e novembro. O nascimento de Cristo foi fixado em 25 de dezembro pela igreja, no século IV, para coincidir com as comemorações de uma festa pagã em homenagem ao deus Sol em Roma. A festa ocorria no solstício de inverno, o dia mais curto e escuro do ano, e celebrava o início de um período ensolarado – a “chegada de Jesus”. Desde então, as religiões cristãs comemoram o Natal nessa data. 
 Quando montar e desmontar a Árvore de Natal?
Ao contrário do comércio, que no final de outubro já começa a enfeitar as vitrines com motivos natalinos, o dia certo de montar a Árvore de Natal e decorar a casa é o primeiro domingo do advento – período de preparação para a data, que começa quatro semanas antes do dia 25 de dezembro. Esse dia varia de ano para ano. Já para retirar os enfeites, a data é sempre a mesma: 6 de janeiro, Dia de Reis, representando o dia em que os Três Reis Magos – Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia – encontraram o menino Jesus e o presentearam com ouro (presente para um rei), incenso (presente para um religioso) e mirra (presente para um profeta). Com isso, encerra-se o tempo de Natal para a igreja. 
Os enfeites de Natal podem ser simples e bonitos!
Mandala - Motivo natalino com detalhes em fuxico
Artesãs de Boa Saúde/RN confeccionando enfeites natalinos com detalhes em fuxico






Com esse espírito, artesãs de Boa Saúde/RN durante o mês de novembro se reuniram e confeccionaram bonitos enfeites natalinos com materiais simples, como: papelão, tecidos, linhas e miçangas. O mais interessante é que na confecção dos enfeites foram utilizados instrumentos simples de trabalho, como: tesoura, fita métrica e agulha. O que mais contou, na verdade, foi a criatividade das artesãs e a habilidade de suas mãos, que transformaram fuxico e crochê em bonitas e sugestivas guirlandas, arvores de natal e mandalas com motivos natalinos. Parte dessa produção está seguindo para Belo Horizonte, Minas Gerais para participar da 23ª Feira Estadual de Artesanato, no período de 04 a 09 de dezembro. O artesanato de Boa Saúde e de outros municípios serão expostos e comercializados no Estande de Rio Grande do Norte, sob a responsabilidade da SETHAS e do PROART - Programa Estadual de Incentivo ao Artesanato Potiguar.
.

 
 
 
 
 
 
 





Estes artigos estarão à venda no Conselho Comunitário de Boa Saúde e nas principais feiras de artesanato deste final de ano. Contato: (84) 8816.4899