segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012:

 

Os fatos mais importantes de 2012

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br

 
O mundo não acabou no dia 21 de dezembro como sugeriam interpretações do calendário maia, e, como era de se esperar, 2012 chega ao fim deixando seu legado para a história da humanidade. Para analisar o ano que termina, o Opinião e Notícia convidou cinco especialistas a apontar o que para eles foram os fatos mais marcantes nas áreas de política, economia e relações internacionais:
Geraldo Tadeu Moreira Monteiro, professor de Ciência Política e diretor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj): “Inquestionavelmente, o mais importante no cenário político nacional foi o julgamento do processo do mensalão porque ele provoca uma mudança de paradigmas. Nosso país era conhecido como o paraíso da impunidade até recentemente. Levantamentos feitos pela imprensa sobre casos de políticos julgados pelo STF mostram que quase não havia condenados e sim processos com recursos que se eternizavam. Espero que o julgamento do mensalão sinalize uma nova abordagem que começou ainda no ano passado com a lei da ficha limpa, que já foi muito importante.
Em segundo lugar, houve a polêmica em torno da distribuição dos royalties. Esse é um debate que se arrasta desde 2007, quando foi descoberto o pré-sal, e tem exposto algumas das fraturas federativas. A ameaça de derrubada do veto da presidente Dilma mexe com muitas questões da ordem constitucional brasileira e até mesmo com a base do governo. Até agora não houve uma mobilização para impedir a derrubada do veto.
Em terceiro lugar, claro, tivemos um ano eleitoral. As eleições locais não dão para se ter uma ideia muito marcante do quadro nacional, mas elas indicaram um maior pluralismo de partidos e lideranças nas capitais, por exemplo. E mais uma vez se viu a vitória da aposta do ex-presidente Lula em um candidato sem experiência eleitoral prévia, mas que acabou eleito (Fernando Haddad).
Gilberto Braga, economista e professor da Ibmec-RJ: “Na economia, pode-se dizer que foi um ano quase perdido, principalmente quando se constata que a economia brasileira deve crescer algo próximo a 1,5%, o que acabou sendo apelidado pelos especialistas de um ‘pibinho’, quando comparado com a previsão inicial de pelo menos 4%. Contribuíram para isso a tímida resposta do setor externo e os sinais claros de esgotamento da política de estímulos ao mercado interno.
No front externo, a Europa pouco avançou. A eleição do socialista François Hollande na França, com o um discurso de austeridade com desenvolvimento, confundiu os economistas, que temiam por uma desintegração econômica da zona do euro. Essa indefinição retardou várias decisões estratégicas, ao mesmo tempo em que outras economias como as da Grécia, Holanda e Portugal sangravam em dificuldades. A formação de um fundo de reserva, com a liderança da Alemanha, o apoio do FMI e a gestão do Banco Central Europeu ajudou a desanuviar as tensões e a melhorar as condições de recuperação da União Europeia.
A disputada eleição dos Estados Unidos e a fraca recuperação de sua economia lançam uma nova onda de pressão para o segundo mandato de Obama, que ainda enfrentará uma situação fiscal difícil e sem folga. A China também diminuiu o seu ritmo de expansão da atividade econômica, o que significa que todos com que ela faz negócios venderão menos.
No mercado interno brasileiro houve acertos na diminuição das taxas de juros e nas desonerações tributárias. Entretanto, essas medidas não foram suficientes para manter o mercado interno como mola propulsora da nossa economia. Hoje há consenso que faltam medidas que estimulem os investimentos. A inflação foi muito alta ainda, em boa parte devido à crise dos grãos no exterior que pressionaram os preços dos alimentos, mas deve ceder um pouco em 2013. O ano novo deve ser melhor do que 2012 na economia, com um PIB mais gordinho. Não muito, mas talvez o suficiente para pegar um novo embalo para o futuro”.
Marcelo Suano, sócio-diretor do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (Ceiri) e analista de política internacional: “Inicialmente, deve ser destacada a reeleição de Barack Obama que implicará na manutenção da política internacional de multilateralismo do atual mandatário estadunidense, apesar da defesa unilateral de questões essenciais para o país ao redor do mundo, em especial na Ásia e no Oriente Médio.
Destaca-se também a eleição de Vladmir Putin na Rússia no início do ano, que, embora esperada, representa um enrijecimento das políticas interna e externa. Isso pode ser constatado nas propostas de modificação nas leis de segurança do Estado, com maiores poderes para as forças policiais, e também num discurso de confronto direto com as potências ocidentais na crise do Oriente Médio, uma vez que a Rússia não hesitará em enfrentar quaisquer atores para manter sua influência na região.
Na América Latina, ganharam destaque os acontecimentos envolvendo o Mercosul e a Venezuela. O impedimento do presidente Fernando Lugo seguido da suspensão do Paraguai do bloco regional tiveram efeitos locais estruturais, pois permitiram e aceleraram da entrada da Venezuela como membro efetivo do grupo. Tal acontecimento ainda trará consequências, até nas questões jurídicas internacionais, porque o Paraguai foi impedido de participar da negociação e teve ignorado o seu posicionamento contrário à entrada dos venezuelanos com o novo status. Agregada a este cenário está a reeleição de Hugo Chávez para presidente da Venezuela em um pleito que refletiu a cisão interna no país, bem como a possibilidade de surgimento de uma oposição unida para confrontar os bolivarianos em um futuro breve que poderá ser acelerado com a doença de Hugo Chávez. Se ele for mesmo incapaz de assumir o governo, haverá um vácuo de poder no país que se refletirá em toda a América Latina.
No Oriente Médio mantiveram-se como focos de tensão e pontos para reflexão dos estrategistas principalmente: (1) a crise na Síria, que aumentou o grau da violência e manteve o risco de se alastrar para o região; (2) as ameaças de Israel bombardear as usinas nucleares iranianas, devido aos fracassos das negociações para buscar uma alternativa ao programa nuclear persa e (3) a paulatina centralização e tendência ao fundamentalismo islâmico do presidente egípcio Mohamed Morsi, cujo país, embora  no norte da África, afeta a política de todo o Oriente Médio. A atual situação egípcia pode gerar manifestações similares às que afastaram Hosni Mubarak. Isso levaria a uma nova crise no país”.
Daniela Alves, sócia-diretora do Ceiri: “Na Europa, o ano começou com comprovações de que a recessão se manteria e, apesar das manifestações contra as medidas de austeridade que levaram a eleições de líderes de esquerda contrários a elas, suas políticas cederam à necessidade de controle dos gastos públicos. Primeiramente, no mês de maio, os franceses, descontentes com o clima econômico, votaram para tirar o presidente conservador Nicolas Sarkozy e dar poder aos socialistas com François Hollande apostando contra as propostas de austeridade que eram defendidas entre os europeus. Ele, no entanto, paulatinamente vem guinando para o modelo de austeridade adotado em vários governos da Europa. A impopularidade das medidas de austeridade pelo continente se estendeu, afetando fortemente Portugal, Grécia e Espanha. Mesmo a estável Holanda ficou descontente com o tamanho dos cortes que faria e antecipou suas eleições. A Espanha chegou bem próximo ao abismo, com bancos sob risco de pedirem resgates bilionários e com as mais altas taxas de desemprego de toda Europa. A crise gerou inúmeros protestos e greves gerais em praticamente toda a União Europeia. A Alemanha se manteve como a líder do bloco, mas as incertezas sobre a região aumentam conforme se aproximam as eleições legislativas em 2013 no país.”
Fabricio Bomjardim, consultor do Ceiri para Ásia: “A escolha de Xi Jinping para presidente da China não refletiu em mudanças gerais, nem trouxe grandes questionamentos sobre possíveis alterações nas políticas internas e externas chinesas. Os desentendimentos territoriais no leste e sudeste asiático foram os acontecimentos que mais impactaram no desenvolvimento das relações regionais. As divergências entre chineses e sul-coreanos com o Japão resultaram em boicotes comerciais, no congelamento dos planos de livre comércio regional, na redução de investimentos e na lentidão da negociação de importantes acordos que estavam para ser finalizados junto a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean)”.

59 FOTOS DE MARCARAM O MUNDO EM 2012

 

 
Vejam a seguir  as melhores fotos deste ano, registrando eventos e personalidades que marcaram o ano de 2012 por todo o mundo, tanto positivamente, quanto negativamente. Conteúdo extraído do Blog Jesus Moreno.
 

the best pictures 07 580x363 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 01 580x369 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 02 580x390 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 03 580x374 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 04 580x377 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 05 580x367 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 06 580x366 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 08 580x372 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 09 580x367 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 10 580x362 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 11 580x346 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 12 580x367 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 13 580x370 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 14 580x356 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 15 580x371 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 16 580x372 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 17 580x345 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 18 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 19 580x387 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 20 580x372 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 21 580x363 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 22 580x365 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 23 580x349 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 24 580x374 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 25 580x359 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 26 580x363 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 27 580x369 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 28 580x382 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 29 580x296 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 30 580x365 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 31 580x358 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 32 580x377 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 33 580x317 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 34 580x394 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 35 580x367 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 36 580x378 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 37 580x391 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 38 580x375 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 39 580x350 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 40 580x372 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 41 580x396 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 42 580x369 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 44 580x317 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 45 580x370 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 46 580x367 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 47 580x376 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 48 580x369 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 49 580x372 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 50 580x338 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 51 580x372 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 52 580x372 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 53 580x477 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 54 580x377 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 55 580x389 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 56 580x400 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 57 580x373 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 58 59 fotos que marcaram 2012
the best pictures 59 580x348 59 fotos que marcaram 2012
Nissim Ourfali bar mitzvah 580x325 59 fotos que marcaram 2012
Fonte: Blog Jesus Moreno
 
 
E aí, qual você acha que faltou na lista?