terça-feira, 8 de março de 2011

Balneário Improvisado


A barragem sangrando, o que podemos chamar de belo espetáculo da natureza”, está proporcionando à cidade de Boa Saúde a geração do turismo de forma espontânea, sem que tenha ocorrido nenhum incentivo por parte do poder público municipal. Todos os dias e, principalmente nos finais de semana e agora pelo carnaval, além dos moradores da cidade, vêm pessoas dos municípios vizinhos para desfrutar da paisagem e tomar banho na barragem. Mas o lugar não tem infra-estrutura nenhuma para oferecer aos banhistas. Nem se quer, um sanitário público existe, o que certamente contribuirá para a poluição da barragem e dos seus arredores.

Pela demanda atual, de forma espontânea e que poderá aumentar se o local oferecer o mínimo de conforto aos visitantes, Boa Saúde poderá ter o turismo regional como uma alternativa de fonte de renda para os seus habitantes. Imaginem o que seria do local se dispusesse de um bar ou restaurante, com banheiros, bastante área verde e local para estacionamento. Isto deveria ser implantado de forma planejada. Evitando o improviso. Se a barragem, na verdade, se consolidar como um ponto turístico vai dar oportunidade ao dono de bar e restaurante mas, também, aos vendedores de picolé e sorvete, de coco verde, de água mineral, de tapioca, de pastel, de artesanato, etc.

Mas isso deve durar pouco. Como nos dois últimos anos, passado o período chuvoso, toda a água represada deverá descer rio abaixo, uma vez que nenhuma providência foi tomada em relação à revência da parede. Como em 2009 e em 2010, do belo espetáculo da natureza restará apenas a lama. Tomara Deus que no próximo ano a realidade seja outra.

Nenhum comentário: