segunda-feira, 11 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO DE DONA EROTIDES: 91 ANOS DE VIDA, BEM VIVIDOS!

Neste dia 10 de abril, Dona Erotides Lúcio de Souza comemorou os seus 91 anos de vida. Às 16 horas, na igreja de Nossa Senhora da Saúde, o Padre César celebrou Missa de Ação de Graças com a participação dos seus familiares e amigos. Em seguida, na sua residência foi cantado o “parabéns pra você” e servido um lanche, num clima de muita alegria e satisfação.

Chegar aos 91 anos de idade, com a lucidez e a saúde de Dona Erotides, tem uma explicação: gostar de viver e amar aos seus familiares. E, isto ela tem feito, ao longo desses anos todos, com muita dedicação.

Um dos momentos mais importantes da comemoração do seu aniversário foi o lançamento do livro: Dona Erotides – 91 anos de vida, bem vividos! O autor, seu filho José Alaí de Souza, conta a sua história desde o seu nascimento até os dias de hoje, de forma simples e sem rodeios, a partir do resgate de fatos e acontecimentos relevantes da sua vida.

Na introdução, ele diz:

“É uma benção de Deus! É um privilégio de poucas pessoas, completar 91 anos de vida! Minha mãe recebeu essa benção e teve esse privilégio. Ambos, muito merecidos. Nós seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos, genros e noras sabemos o quanto essa criatura, durante esses anos todos, foi capaz de amar, de se doar e sacrificar-se pela nossa felicidade”.

“Os 91 anos da minha mãe foram bem vividos! Ela soube, com muito amor e muita obstinação enfrentar os dissabores e vencer as dificuldades ao longo desse tempo. O seu semblante nos transmite muita serenidade e paz. É como se estivesse nos dizendo: cumpri o meu dever, mas continuo aqui firme e forte com vocês!”


A seguir transcrevemos alguns depoimentos sobre Dona Erotides, contidos no livro:

Do seu irmão José Lúcio Ribeiro - Jótha: “Não é tanto nem constante, a minha convivência com você, mas é o bastante para abstrair de sua personalidade, os melhores exemplos de uma mulher íntegra, abnegada, temente a Deus e mantenedora de um comportamento que orgulha a toda nossa família, pelo seu nível de maturidade, por suas elevadas qualidades da mulher esposa, da mulher mãe, da mulher avó, mas sobretudo, da mulher família que você é”.

Da sua filha Maria do Céu: “Mãe, você é para mim um exemplo de vida, amor e dedicação. Costumo, sempre, lembrar quando você, preocupada com a hora de papai voltar do campo a cavalo, se arrumava toda e ficava à janela, muito ansiosa, esperando ele chegar. Você é a mulher mais apaixonada e romântica que conheci”.

Do seu genro Ademir: “Dona Erotides é uma pessoa incrível. No dia do nosso casamento (eu e Deusa), na hora do jantar, ela externou para mim e os demais convidados presentes que naquele dia ela estava muito feliz, pois não estava ganhando um genro, mais sim um filho e isso me marcou até hoje, pois era uma atitude externada de uma pessoa simples e humilde que se constituía num gesto de grandeza. Ao longo desses mais de 30 anos de convívio, Dona Erotides tem, através dos gestos, das ações e do carinho, demonstrado ser uma verdadeira mãe para mim”.

Da sua neta Cláudia: “Minha querida Vó Erotides, Deus lhe deu capacidade para amar, cuidar, educar e ser o coração da nossa família. A senhora é um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de , de firmeza, e principalmente de muito amor”.

Da sua bisneta Brenda: “... quero dizer-lhe parabéns, feliz aniversário por suas conquistas. Pelo seu jeitinho especial de viver. Parabéns por seus 91 aninhos. Para mim são aninhos, pois dentro de seu coração há uma pessoa jovem. Mil beijos de sua bisneta”.

Sua filha Maria de Deus: “Mamãe, eu sempre serei uma parte da senhora, pois você é a base sobre a qual o meu caráter foi construído.A senhora me ensinou valores que faculdade nenhuma me transmitiu, valores inestimáveis para toda a minha vida; a honestidade, a caridade, o amor ao próximo, a persistência, a bravura para seguir adiante nos momentos difíceis e, o mais importante, o amor incondicional que tivestes pelo nosso pai”.

Do seu sobrinho Mano: “Tia Tide é daquelas pessoas que nos inspira confiança, pela sua tenacidade, determinação e coragem. Mulher forte em suas raízes e apaixonada pelo lugar que escolheu para viver, ter seus filhos e plantar grandes e sinceras amizades. Tudo isso reflete no seu semblante de pessoa plenamente realizada e feliz”.

Seu amigo Nizardo: “Caríssima Dona Erotides. Que belo por de sol, o poente de sua existência... Há nele as cores que dão os tons da felicidade de uma vida que se tornou grande por fazer a dos outros, maior. A senhora sempre foi uma dama em casa e na sociedade. Jovem esposa, numa época em quemulheres do lar” tinham a sagrada missão de cuidar do marido e dos filhos, soube dar dignidade a família e a casa. Eu, menino na mesma infância de seus filhos, sou testemunha de sua conduta altiva de mãe, dotada de um coração maior que o próprio amor materno, de esposa fiel e abnegada e de amiga leal e generosa. Meus olhos de criança a viram bela e gentil senhora e, hoje, meus cabelos brancos reverenciam a matriarca, ainda mais bela e mais gentil, cuja longevidade desafiou a vida e venceu o tempo. A senhora é o respeito em pessoa. Feliz aniversário”.






Presença de Dona Maria Afonso ( 100 anos de idade)





Nenhum comentário: