sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FESTA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE - 2012

Uma tradição que se mantém há mais de 134 anos: A Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Boa Saúde, cidade localizada no Litoral Agreste do Rio Grande do Norte, mais precisamente na região do Trairi.


O povoado surgiu como um local de pouso de tropeiros que se deslocavam do sertão para o agreste fazendo a troca de produtos e mercadorias de uma região para a outra. Recebeu o nome de Boa Saúde, depois que Luiz Cachoeira construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, antes de 1878.


Neste ano de 2012 os dias 01 e 02 de fevereiro caíram numa quarta e quinta feira, mas nem por isto a festa deixou de contar com uma grande participação popular. Estima-se que mais de oito mil pessoas tenham participado da festa a cada noite e na procissão e missa de encerramento.


Com a chegada de Padre Jonerikson à Paróquia de Serra Caiada, algumas mudanças foram introduzidas na Festa de Nossa Senhora da Saúde, deste ano. Ele acreditou, inovou e deu certo. Houve mais entusiasmo e maior participação dos fiéis nas missas e demais atividades religiosas. Por outro lado, a programação social contou com a realização da 1ª Cavalhada de Nossa Senhora no dia 28 de janeiro, além de barraca com música ao vivo e leilão de garrotes e carneiros. Outras novidades foram: o jantar de Nossa Senhora e o concurso de rainha, atividade que fazia parte da festa, nos anos sessenta. A Banda de música da Polícia Militar do Estado se fez presente no dia 02 começando logo cedo com uma alvorada pelas principais ruas de cidade e apresentação em frente a Igreja, saudando Nossa Senhora da Saúde por ocasião da procissão de encerramento da festa. Parabéns para o Padre Jonerikson, para a equipe de organização da festa e toda a comunidade católica de Boa Saúde.


Vejam fotos dos dois últimos dias da festa, na seguinte seqüência: Devotos e pagadores de promessas; Procissão e missa de encerramento e, finalizando, Festa de rua.

Devotos e Pagadores de Promessas









Missa e Procissão de Encerramento










Festa de Rua (Dia 01 de fevereiro)












Transmissão ao vivo pela FM Boa Saúde

A rádio comunitária, FM Boa Saúde, transmitiu ao vivo a procissão e a missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Saúde, possibilitando que a pregação, canticos e orações fossem acompanhados em toda a cidade e demais localidades do município. Na foto a baixo o carro de freequência móvel, sob o comando de Ézio Renato de Alencar, diretor da emissora.

Texto e fotos de José Alaí de Souza

Nenhum comentário: