domingo, 27 de outubro de 2013

A PENSÃO DE MARIA JÚLIO

      A Pensão de Maria Júlio foi construída antes do ano de 1935 e naquela época oferecia arrancho aos tropeiros que viajavam do Agreste para o Sertão, carregados de mercadorias. Sua construção é de alvenaria, cujas paredes são de tijolos e sua cobertura de telhas,   materiais    produzidos   artesanalmente na própria região. Suas portas e janelas são de  madeira inteiriça, sendo altas e largas.
      A referida casa tendo como proprietário José Elias de Souza, mais conhecido por Zé Júlio, passou a ser local de arrancho de tropeiros depois de 1935. Bem antes, no início do povoamento de Boa Saúde  os tropeiros se arranchavam na casa de Antônio Badamero e, depois, na casa de José Calazans Ribeiro que se situavam no local da atual Praça Nossa Senhora da Saúde.
      Zé Júlio contava com ajuda da família  por ocasião da hospedagem dos tropeiros, principalmente da filha Maria Júlio que ajudava sua mãe no preparo das refeições. Com o falecimento do seu pai, o comando da pensão ficou sob a sua responsabilidade e, por isso ficou denominada de: Pensão de Maria Júlio.
      Já se passaram mais de 70 anos, desde o surgimento da pensão oferecendo arrancho aos tropeiros até os dias de hoje. Com o crescimento de Boa Saúde, outras oportunidades de hospedagem surgiram, bem como bares e restaurantes. A Pensão de Maria Júlio tornou-se uma referência ao passado. Faz parte da história da comunidade. Sua contribuição foi muito importante para que Boa Saúde crescesse e se afirmasse como povoado até chegar à condição de cidade.
      O prédio da Pensão de Maria Júlio, atualmente, é uma das poucas construções antigas que existem na cidade e faz parte da memória de Boa Saúde.   

Texto de José Alaí de Souza